A Câmara Municipal de Ilhéus realizou na manhã da sexta-feira (12) uma sessão especial, proposta pelo vereador Pastor Matos especial em comemoração aos 29 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Além dos vereadores, autoridades militares, civis, representantes de organizações sociais e membros de órgãos públicos como a Secretarias de Desenvolvimento Social e Conselho Tutelar, também participou do evento vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal. A sessão contou com apresentação musical da banda da Polícia Militar.
A juíza da Vara da Infância e da Juventude, Dr.ª Sandra Magali, em seu discurso, apresentou uma série de dados sobre a situação das crianças e adolescentes do Brasil. As informações passadas por ela só reforçam a necessidade de maiores avanços na educação, saúde e assistência social para essa faixa etária as crianças e adolescentes são sujeitos de direitos e precisam de proteção.
O artigo 227 da Constituição Federal de 1988 informa que “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
O ECA, que completa 29 anos no sábado (13) é um marco da proteção legal para crianças e adolescentes que através dele, gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral, sendo asseguradas todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.