ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

84 CIDADES BAIANAS RECEBERAM VACINAS VENCIDAS: ITABUNA LIDERA LISTA NO INTERIOR

Cruzamento de dados diz que 26 mil doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas

Oitenta e quatro cidades baianas constam na lista dos locais que vacinaram lotes da AstraZeneca, na primeira dose, fora do prazo de validade. No total, 1.217 pessoas no estado vão precisar voltar às unidades de saúde para garantir a imunização. Itabuna recebeu 84 pessoas tomaram a dose vencida da vacina.

Em reportagem desta sexta-feira (2), a Folha de São Paulo informou que pelo menos 26 mil doses do imunizante foram aplicadas no país em tempo superior à validade. Segundo a reportagem, a capital baiana foi a quinta cidade em número de imunizados com lotes fora do prazo validade, com 824 pessoas na condição. A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador no entanto, nega e afirma que a capital baiana não registra ocorrência de aplicação de doses vencidas.

A lista de cidades baiana que receberam vacinas vencidas, ainda tem Itabuna (78 pessoas), Vitória da Conquista (76), Barreiras (24), Candeias (19), Camaçari (15) e outras 78 cidades. O lote com 70% das doses vencidas foi o 4120Z005 com prazo limite de 14 de abril. Os outros lotes com o problema tem o número e a validade abaixo:
4120Z001 -29.mar
4120Z004 -13.abr
CTMAV501-30.abr
CTMAV505 -31.mai
CTMAV506 -31.mai
CTMAV520 – 31.mai
4120Z025 – 4.jun

A recomendação é que a pessoa que recebeu a vacina com os lotes vencidos volte ao posto de saúde e peça nova aplicação. Para isso, é preciso respeitar o prazo de 28 dias da data em que tomou a dose errada. Em 38 cidades do estado, apenas uma pessoa foi vacinada irregularmente.

ATUALIZAÇÃO:

A Secretaria e Saúde do Estado (SESAB), afirmou por meio de nota pública, na sexta-feira (2), que não aplicou doses vencidas em todo o território baiano.

Em nota, a Sesab também negou os rumores da aplicação de doses fora da data de validade no estado.

“A Secretaria da Saúde do Estado esclarece que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios, a exemplo de Juazeiro, como está sendo erroneamente divulgado.”

Conforme explica a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registo no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina.

A Sesab acrescenta que pode também ter acontecido um erro de digitação no sistema do MS”.