ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

POR MEIO DE NOTA, GOVERNO DO ESTADO NEGA APLICAÇÃO DE VACINAS VENCIDAS NA BAHIA

SESAB informa que vacinas foram aplicadas antes do prazo de validade, mas registradas após a data.

A Secretaria e Saúde do Estado (SESAB), afirmou por meio de nota pública, nesta sexta-feira (2), que não aplicou doses vencidas em todo o território baiano.

Dados divulgados pela reportagem publicada na Folha de São Paulo, nesta sexta, revelaram que o Ministério da Saúde realizou o envio de lotes com doses da vacina AstraVeneza fora do prazo de validade. A capital baiana teria aplicado mais de 800 doses e Itabuna teria vacinado, pelo menos, 78 pessoas.

Em nota, a Sesab também negou os rumores da aplicação de doses fora da data de validade no estado. Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria da Saúde do Estado esclarece que não houve aplicação de doses de vacina contra Covid-19 com data de validade vencida em Salvador e outros municípios, a exemplo de Juazeiro, como está sendo erroneamente divulgado.

Conforme explica a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Rívia Barros, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registo no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina.

A Sesab acrescenta que pode também ter acontecido um erro de digitação no sistema do MS”.