Em entrevista ao radialista Vila Nova, nesta quarta (21), o prefeito Jabes Ribeiro afirmou que é pouco provável ser concretizada a redução da tarifa de transporte. Entre os argumentos, disse que, apesar da redução de impostos federais, os gastos das empresas subiram bastante desde o último reajuste, em julho de 2012. No entanto, cidades como São Paulo e Feira de Santana reduziram o valor pago pelo passageiro.
Para tentar entender, de fato, o posicionamento do prefeito, elaboramos uma lista com alguns motivos que não o deixam enfrentar as empresas e reduzir a tarifa. Se tiver mais motivos, deixe a sugestão nos comentários.
1 – Com a choradeira em alta, o prefeito pode querer economizar tinta de sua caneta, que seria usada na assinatura do decreto de redução.
2 – Jabes não quer briga com a Viametro, empresa da família do deputado Ronaldo Carletto, de quem o prefeito foi cabo eleitoral em 2010 e será novamente em 2014. O Santo Miguel também é forte. Evitar encrenca com esse povo é sempre bom.
3 – Jabes não sabe fazer contas, daí não tem conhecimento do quanto a redução dos impostos federais impactaria na tarifa. A sindicalista Enilda Mendonça já deu uma aula ao prefeito (lembre aqui), pode solicitar outra.
4 – Jabes sabe que o ilheense costuma dar o braço a torcer. Protesta um dia e paga passagem mais cara durante todo o ano. Ele só não contava com o Reúne Ilhéus.
5 – O prefeito não gosta de ceder nem ouve bons conselheiros, só tem ouvidos para John.