Parecia o prenúncio de um apocalipse global, mas, na verdade, foram só falhas internas nas configurações que provocaram um verdadeiro apagão das redes sociais do grupo do Facebook na última segunda-feira (4).
Segundo nota emitida pelo Facebook, o apagão que atingiu também o Whatsapp e o Instagram se deu por uma falha na configuração de roteadores que possibilitam o tráfego de dados entre as diferentes plataformas.
“Nossas equipes de engenharia identificaram que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços”, explicou a empresa.
A nota informa ainda que apesar de poder apresentar algumas leves instabilidades ao longo dos próximos dias, os servidores já estão novamente online.
“Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade de mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente”, concluiu.