A sempre imprescindível discussão acerca da luta contra o racismo e o genocídio do povo negro, além da valorização da cultura afrodescendente em Ilhéus, comporá a pauta de audiência pública na câmara de vereadores, na próxima quinta-feira (18), a partir das 16h. Com o tema “A Semana da Consciência Negra e o 20 de Novembro na Cidade de Ilhéus”, o debate foi proposto pelo edil Cláudio Magalhães (PCdoB) e subscrito por Enilda Mendonça (PT).
O encontro será semipresencial, com transmissão nas redes sociais da casa legislativa.
Cláudio Magalhães esclarece que o “20 de Novembro” representa o Dia Nacional da Consciência Negra, data escolhida em memória de Zumbi dos Palmares, assassinado em 1695. O edil explica que, durante este mês, ocorrerão diversas manifestações em referência ao povo afrodescendente, e na sessão serão relembradas a memória de alguns ícones da resistência contra a escravidão, ressaltando a importância da celebração dessas lutas atualmente.
De acordo com o vereador, será o momento de discutir políticas públicas para a população negra do município. “Queremos dialogar com todo o povo negro da cidade, movimentos sociais e instituições, mais do que isso, vamos produzir um diálogo que possua um caráter amplo, e que dessa maneira, possamos dar voz a todo afrodescendente da nossa cidade”, justificou.
“Durante a audiência pretendemos realizar um amplo debate, no qual queremos vislumbrar quais estratégias conjuntas poderão ser utilizadas para garantir o acesso e a efetivação das políticas públicas voltadas para população negra de nossa Ilhéus” concluiu.