O deputado Fabrício Falcão (PCdoB) esteve em Ilhéus recentemente e comentou sobre o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aprovada, na Assembleia Legislativa (ALBA), para investigar a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa privada de energia. O parlamentar é um dos indicados para apurar os descasos da empresa.
Fabrício disse “com a CPI instalada, para isso é preciso que a oposição se posicione, com a comissão instalada, nosso papel é garantir que esta empresa que tem um trabalho irresponsável com o povo da Bahia respeite o baiano. Com a concessão estadual, ela já faturou só no primeiro trimestre mais de dez bilhões e presta um serviço ruim”.
O deputado estadual destacou a demora que a prestadora inicia serviços para fornecimento de energia para novas unidades de consumo. “Chega a demorar quatro, cinco, seis meses para poder instalar a energia na casa de um cidadão simples, um trabalhador rural, pobre, que precisa da energia, essa empresa faz de tudo para não instalar. Vamos dizer que a concessionária não faz favor nenhum ao povo da Bahia ao botar luz em uma casa, porque cada lâmpada acesa é um valor que ela ganha”, disse.
“Recebe dinheiro do consumidor, com altas taxas de energia, cara, e o serviço precisa ter qualidade, agilidade, mais rapidez para melhorar a vida do povo. Então o povo não pede esmola, nem favor Coelba, porque paga a conta todo mês, como eu pago. Então por isso, a CPI vai servir para investigar, saber quanto a Coelba arrecada, quanto fica de lucro, como tá seu quadro funcional e o porquê da morosidade de alguns serviços, muitas vezes, malfeitos”, complementou.
Ilhéus e interior da Bahia – “No município de Brumado explodiu uma subestação, uma cidade de quase cem mil habitantes, passou 17 horas a cidade inteira sem energia, não tem cabimento isso.
Então a gente vai cobrar que a Coelba aqui em Ilhéus, que também sei que presta péssimos serviços para o município e povo, essa cidade que eu morei e amo, sofre com o serviço inadequado, tanto Ilhéus, quanto Itabuna, sua região e a Bahia inteira.
Vamos jogar duro e garantir que essa empresa faça o que é de sua obrigação, prestar um serviço adequado e de qualidade ao povo de Ilhéus, da Região da Cacaueira e ao povo da Bahia”, concluiu Fabrício Falcão.