Seguem abertas as inscrições, até o dia 17 de dezembro, do Processo Seletivo Gratuito do IFBA – Instituto Federal da Bahia – para os cursos técnicos, nas formas integrada e subsequente, com ingresso em 2022.
Para o Campus Ilhéus, são oferecidas 270 vagas, disponíveis em duas modalidades, Integrado (médio + curso técnico) e Subsequente (curso técnico). Os Cursos disponíveis são: Edificações, Informática e Segurança do Trabalho.
As inscrições são gratuitas, exclusivamente pelo site da seleção, www.selecao.ifba.edu.br. As (os) candidatas (os) deverão utilizar os seus números de CPF para criar o cadastro no sistema do processo seletivo, não sendo permitida a utilização de documentos de responsáveis legais.
Assim como na sua mais recente edição, o processo seletivo para ingresso em 2022 será baseado na análise de histórico escolar ou documentos alternativos listados no edital, para aquelas (es) que não obtenham o histórico escolar no prazo. Os documentos deverão ser apresentados digitalmente, no ato da inscrição.
Como uma das novidades da seleção foi estabelecida a equivalência de nota para estudantes que tenham cursado ao menos um dos anos escolares no modelo de Ano Continuum – estabelecido em função do estado de calamidade pública pelo Decreto Legislativo nº 6 de 20 de março de 2020 e regulamentado ela Lei 14.040/2020.
Em casos de candidatas (os) que participem da seleção com documento escolar que utilize notas de exames como Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será necessário anexar documento com assinatura e carimbo ou certificação digital. As notas a serem digitadas no sistema devem ser exatamente as mesmas do documento escolar, sem necessidade de conversão pela “Tabela de equivalência de notas e conceitos” do Edital.
Os editais por modalidade de cursos: integrado e subsequente estão disponíveis em formato PDF, na página da seleção: www.selecao.ifba.edu.br.
NOVIDADE
Com a implementação da banca de Heteroidentificação Racial de pessoas negras, conforme a Resolução nº 24/2021 do CONSUP, como uma ação de combate a fraudes em cotas raciais, as (os) candidatas (os) que passaram a escolaridade toda em escola pública e que optarão por concorrer às vagas reservadas para pessoas negras, precisarão anexar na inscrição ainda no sistema de inscrição, conforme edital: uma foto frontal, uma foto de perfil, um vídeo conforme orientações do edital, e o documento preenchido da Autodeclaração Racial de pessoa Negra, disponível nos anexos do edital.
NOSSOS CURSOS
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES |
O técnico em edificações, da área de construção civil, desenvolve atividades que englobam três etapas: elaboração de projetos (arquitetônico, hidráulico, elétrico e executivo) e planejamento de obras (projeto e custos do canteiro); execução de obras (da fundação ao acabamento final); manutenção e restauração de obras (reforma ampliação, reconstrução, recuperação e restauração).
TÉCNICO EM INFORMÁTICA |
O técnico em informática atua na operação e programação de sistemas microprocessados, na instalação e diagnóstico de redes, administração e manutenção de hardware e suporte técnico a usuários de computadores. Ao final do curso, poderá desenvolver: instalação e configuração de sistemas microprocessados, isolados ou em rede; selecionar programas de aplicação a partir das necessidades do usuário; aplicar linguagens e ambientes de programação; identificar arquitetura de redes; executar serviços de administração de sistemas operacionais; dar suporte técnico a usuários de computadores; auxiliar na especificação e construção de sistemas gerenciais e produtivos baseados em tecnologia da informação.
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO |
O técnico em segurança do trabalho está habilitado a orientar e coordenar os sistemas de segurança de trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção visando reduzir a níveis mínimos ou eliminar, quando possível, os riscos de acidentes no trabalho, em prol da melhoria da produção, da conscientização, da promoção e da integração humana, social e profissional. O profissional terá a capacidade de condução de trabalho técnico em segurança do trabalho; operação de instrumentos de avaliação ambiental; aplicação de princípios e normas de higiene, saúde e de primeiros socorros em situações de emergência; interpretação e execução das normas regulamentadoras de medicina e segurança do trabalho; identificação e avaliação de rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos.
Mais detalhes sobre o Campus acesse o site: portal.ifba.edu.br/ilheus ou Instagram: @ifba_ilheus.