A farmacêutica Moderna anunciou nesta quinta-feira (27) o início dos testes em humanos da vacina contra o vírus HIV. A primeira fase dos testes está sendo realizada nos Estados Unidos com a colaboração de 56 voluntários saudáveis e HIV negativo.
A vacina experimental tem o objetivo de estimular as células B do sistema imunológico a gerar anticorpos bnAbs, capazes de neutralizar o HIV. Esse produto é baseado na tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que a Moderna utilizou em sua vacina contra a covid-19.
O imunizante é desenvolvido por meio de uma parceria com a lavi (Iniciativa Internacional pela Vacina da Aids) e o Scripps Research Institute.
“ Nós estamos muito empolgados em avançar nessa direção da vacina contra o HIV com a plataforma de RNA mensageiro da Moderna. A pesquisa para uma vacina contra HIV tem sido longa e desafiadora, e ter novas ferramentas em termos de imunógenos e plataformas pode ser a chave para fazer um rápido e urgentemente necessário progresso, com uma vacina efetiva”, disse o presidente e CEO da lavi, Mark Feinberg, em nota oficial. Com informações do G1.