Visando implementar o projeto “Falando de Zoonoses nas Escolas”, o Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus (CCZ) iniciou a primeira apresentação aos estudantes do Instituto de Ensino Joana D’Arc, localizado na Avenida Itabuna. Durante a palestra, foram distribuídos panfletos explicativos sobre todas as ações desenvolvidas pela unidade. A proposta é desmistificar a ideia de que o Centro de Zoonoses realiza somente a captura de cavalos ou funciona apenas como abrigo de cães e gatos.
As palestrantes apresentaram aos alunos as principais funções desempenhadas, que incluem informações sobre o combate à infestação de caramujos, escorpiões, doenças transmitidas por pombos, morcegos, entre outras. As palestras e atividades foram ministradas pelas médicas veterinárias Carina Barbosa e Aline Oliveira.
O que é o CCZ? O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é um órgão da Secretaria de Saúde responsável por desenvolver ações para controle de agravos e doenças transmitidas por animais, como leptospirose, doença de Chagas, leishmaniose, raiva, entre outras que podem levar o ser humano à morte.