ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

IGOR KANNÁRIO É O SEGUNDO DEPUTADO MAIS FALTOSO DO BRASIL, APONTA LEVANTAMENTO

Deputado federal eleito pelos baianos para o primeiro mandato em 2018 com 54.858 votos, Igor Kannário (União Brasil) é o segundo parlamentar com mais faltas sem justificativas de todo o país.

Ele faz parte do que o levantamento do jornal O Globo apontou como grupo de “parlamentares invisíveis”, que pouco contribui para as discussões ou que se ausenta das decisões importantes por conta do alto índice de faltas mesmo com a possibilidade de participação remota adotada desde o início da pandemia do coronavírus. Procurado pela reportagem do BNews, Kannário não quis se manifestar sobre o caso.

Kannário só tem menos faltas que José Priante (MDB), deputado eleito pelo Pará. Enquanto o pagodeiro tem 48 faltas, Priante tem 77 ausências sem explicação. A média de presença de Kannário é muito baixa: com 38% de frequência, ele vai a menos de quatro plenárias a cada sequência de 10 na Câmara.

Atrás de Kannário, aparecem nomes como Junior Lourenço (PL-MA), com 47 ausências; Genecias Noronha (Solidariedade-CE), com 32; e Josimar Maranhãozinho (PL-MA), com 30. O deputado Daniel Silveira (União -RJ) também aparece na lista de faltosos, mas foi desconsiderado no levantamento publicado pelo jornal O Globo por ter ficado cinco meses preso, o que o impediu de participar das sessões.

O salário bruto de um deputado federal é de R$ 33.763,00. De acordo com a Constituição Federal, o valor do subsídio é o mesmo para deputados federais e senadores (Art. 49, inciso VII).

O pagamento da remuneração mensal leva em conta o comparecimento do deputado às sessões deliberativas do Plenário, ou seja, a ausência não justificada a uma sessão deliberativa acarreta desconto no salário.

O deputado perderá o mandato se deixar de comparecer, sem justificativa, a 1/3 das sessões ordinárias de cada sessão legislativa (Art. 55 da Constituição Federal).

As informações relativas às presenças dos deputados nas sessões deliberativas do Plenário e reuniões das comissões estão disponíveis na página de cada parlamentar no portal da Câmara.