ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

TEATRO POPULAR DE ILHÉUS RETORNA COM PROGRAMAÇÃO INFANTOJUVENIL EM PRAÇA DO PONTAL

O grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI) retoma sua programação infantojuvenil, no sábado, dia 21 de maio, às 17h, na Praça São João Batista, bairro do Pontal, em Ilhéus.  A primeira atração do fim de tarde será a atividade de contação de histórias do Projeto Canto & Cantigas com apresentação de “Pandolfo Bereba no Reino da Bestolândia”, seguida do vídeo-musical “Meu monstro é um espetáculo” e bate papo com a plateia no final da exibição. O evento é gratuito e livre para todos os públicos.

Contação de Histórias

O Projeto Conto & Cantigas, do núcleo infantojuvenil do Teatro Popular de Ilhéus, foi criado no ano de 2013 e consiste em uma contação de história dramatizada realizada por duas atrizes e um músico, que executa a trilha e efeitos sonoros. A contação utiliza de elementos cênicos para a narrativa, onde a todo momento os personagens brotam das histórias e ganham vida. Essa atividade é de grande estímulo à criatividade, musicalização e leitura.

A história contada neste sábado será Pandolfo Bereba no Reino da Bestolândia. Pandolfo Bereba é um príncipe diferente das figuras nobres e cavalheirescas dos contos de fada comuns. Pandolfo vive solitário numa família cheia de estranhas manias, no Reino da Bestolândia. Para ele, não há súdito ou princesa que seja digno de sua própria perfeição. A obra pretende provocar e questionar: Somos perfeitos? Temos um rei na barriga? Invejamos nossos próprios amigos? O que se passa em nossos corações? O elenco é formado por Tânia Barbosa, Márcia Mascarenhas além de Cabeça Isidoro, que também assina as composições e trilha sonora.

Meu Monstro é um Espetáculo

O vídeo-musical “Meu monstro é um espetáculo” mostra uma menina isolada pela pandemia que se depara com seus próprios monstros. “Eles são assustadores ou encantadores?”, essa questão mobiliza seu pai a construir um universo imaginário que recria sua casa, seus medos, suas reflexões e desafios. Inspirado nos autômatos e no Teatro Lambe-lambe, com todo o cenário em caixas de papelão e materiais reciclados, móveis e elementos articulados dão vida à cena. Com duração de 30 minutos, o espetáculo tem em seu repertório diversos ritmos musicais, que vai do samba ao rock passando pelo reggae e maracatu, tudo nas vozes de Cabeça Isidoro e Camila Carvalho, atriz nos seus 11 anos de idade, que dá vida à criança e seu imaginário.

Montado em plena pandemia e com nove canções inéditas, o musical tem ainda diversos desenhos de monstros enviados por crianças. Sua trilha sonora com as músicas originais pode ser acessada no canal TPIFLIX do YouTube ou nas plataformas musicais Apple Music, iHeart e Spotify. O espetáculo tem direção artística de Tânia Barbosa, direção de pós-produção de imagens de Luis Alonso-Aude e elenco composto por Camila Carvalho e Cabeça Isidoro. Além disso, a idealização dos cenários é de Tânia Barbosa e Cabeça Isidoro, que junto com Pablo Lisboa, realizam as animações. Com fotografia, montagem e finalização de Ruan Lisboa, letras de Tânia Barbosa, direção musical de Cabeça Isidoro, preparação vocal de Antônio Melo e arranjos de Cabeça Isidoro e Pablo Lisboa.

O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Governo do Estado da Bahia.