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ILHÉUS REÚNE 400 PESSOAS EM TRÊS DIAS DE GESTUR; EVENTO MARCA RETOMADA DO SETOR TURÍSTICO NA BAHIA

Nos últimos cinco anos Ilhéus vem despontando como uma grande vitrine de oportunidades. Seja no setor comercial, cultural ou turístico, a cidade tem ganhado destaque e impulsionado o crescimento de toda a região sul da Bahia. Entre os dias 26 e 28 de maio, o município sediou o Encontro dos Gestores de Turismo do Estado da Bahia (GESTUR), iniciativa inédita no Brasil que trouxe para o centro do debate os desafios e as mudanças do mercado, com foco na retomada econômica da atividade nas zonas turísticas do estado.

Conforme Jorge Ávila, coordenador-geral do GESTUR, cerca de 400 pessoas participaram das palestras durante os três dias de evento. A solenidade de abertura foi marcada pela conferência internacional do professor e consultor colombiano na área de gestão pública, Jorge Melguizo. O ato contou com as presenças do prefeito Mário Alexandre, vereadores, trade turístico, secretários e demais prefeitos baianos.

“Mais um evento importante dentro desse processo de retomada e fortalecimento do setor turístico da nossa cidade e de todo o estado. Agradeço aos parceiros envolvidos e aos palestrantes convidados, que nos ajudarão na construção desse planejamento para alavancar o setor no pós-pandemia. É isso que a gente quer, fomentar a economia local, com geração de emprego e renda para o nosso povo”, ressaltou Mário Alexandre.

Na sexta-feira (27), a programação incluiu conferência ministrada pelo especialista Sérgio Almeida, que abordou pontos-chaves para tornar a cidade atrativa para os visitantes, e a palestra do CEO e fundador da RB Analítica, Christiano Penna, que ampliou o debate sobre o turismo 4.0 e a necessidade imperativa de estarmos todos “plugados” na grande rede.

Aguardada pelo público, a conferência com o ex-secretário de Turismo e presidente do Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB), Augusto Mariano, apresentou o case do município sul-mato-grossense, com foco na atividade turística enquanto agente de transformação socioeconômica.

“Não existe outra atividade econômica que responda mais rápido. As pessoas estão sedentas por viagens, então Ilhéus precisa aproveitar isso. A Costa do Cacau tem potencial e condições de entregar o melhor possível para o turista”, frisou Jorge Ávila. O evento englobou bate-papos sobre acessibilidade, turismo religioso, náutico e turismo gastronômico.

A Costa do Cacau foi representada pelo sócio-diretor do Resort Cana Brava, Rafael Espírito Santo, que apresentou o case de sucesso do hotel, um dos mais requisitados pelos turistas que visitam a região. As atividades foram encerradas no sábado (28), com destaque para as conferências ministradas pela CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho, e pela Dra. Anna Dantas, diretora da Rede de Governança Brasileira (RGB), que abordou o tema “A importância do compliance e governança nos Municípios para o fomento da atividade econômica do turismo e toda sua cadeia”.

Nos três dias, o público pôde ter acesso aos stands que apresentaram a história, cultura e as belezas naturais das 13 zonas turísticas do estado, além de intervenções culturais e música ao vivo. Cerca de 20 operadoras de turismo realizaram um famtour pelo Centro Histórico da cidade.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Especial de Turismo, e pela Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), com apoio do Governo do Estado, Sebrae, AGESUL, Eixo 4 Soluções Inteligentes, União dos Municípios da Bahia (UPB) e Ministério do Turismo (MTur).