A sessão de ontem (terça, 10) da câmara de Ilhéus foi marcada pela formação das Comissões Especiais de Inquérito (CEI) que vão investigar o sistema de transporte do município. Existem duas CEIs. A primeira foi proposta pelo Reúne Ilhéus e instalada com as assinaturas dos vereadores da oposição. A outra, foi proposta pela base aliada ao prefeito.
A comissão proposta pelo Reúne será composta pelos vereadores Alisson Mendonça (PT), Raimundo do Basílio (PMDB) e Tarcísio Paixão (PSD), terá 90 dias para investigar as empresas de transporte, principalmente as planilhas de custos usadas para respaldar o reajuste da tarifa.
A segunda comissão do transporte vai estudar se o último aumento da passagem foi necessário ou apenas atendeu ao apetite voraz das empresas por mais lucros. Esta será composta por Fábio Magal (PSC), Roque do Sesp (PSC) e Aldemir Almeida (PSB).
Por solicitação dos sindicatos de servidores municipais, os sete vereadores da oposição assinaram também documento que criou uma CEI para avaliar a vacância do cargo do prefeito Jabes Ribeiro. Entre os argumentos para a medida está que JR descumpre a constituição ao não repor no salário dos trabalhadores o que foi levado pela inflação.
A “CEI da vacância” será tocada por Cosme Araújo (PDT), Tarcísio Paixão (PSD) e Gurita (PP).