A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) anunciou que unidades especializadas e territoriais da Polícia Militar reforçaram, nesta quarta-feira (28), o cerco para prender o suspeito de assaltos a banco, André Márcio de Jesus, o “Buiú”.
Segundo o órgão, o homem era procurado durante a ação que terminou com um subtenente morto e três militares baleados em uma pousada na cidade de Itajuípe, no sul do estado.
Confira abaixo quem é o suspeito:
De acordo com a SSP-BA, André Márcio de Jesus rompeu uma tornezeleira eletrônica, após ser beneficiado pela Justiça com uma saída temporária.
As buscas por “Buiú” foram iniciadas na tarde de terça-feira (27), depois da Secretaria de Administração Prisional (Seap) relatar que o detento violou o equipamento, logo após ser liberado do Complexo Penitenciário de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.
- O órgão da segurança pública informou que o suspeito participou do ataque contra uma transportadora de valores, na cidade de Eunápolis, extremo sul da Bahia, em 2018.
- Investigações apontam que ele também tinha envolvimento com homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores.
Ainda segundo a secretaria, informações sobre suspeito podem ser repassadas, com total sigilo, através do Disque Denúncia da SSP-BA, pelo número de telefone 181.
Operação com PMs baleados – Segundo informações da SSP-BA, uma equipe da Polícia Militar foi até uma pousada em Itajuípe e fez abordagens no local após relatos de que “Buiú” estaria no estabelecimento.
Conforme o órgão, quatro militares teriam reagido e foram baleados. Dois deles fariam a segurança do candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), que teria agenda de campanha em Coaraci, município vizinho, nesta quarta (28). O caso é investigado pela Corregedoria da PM.
Quem eram os PMs – Um dos PMs baleados que trabalharia para o candidato foi o subtenente da Polícia Militar, identificado como Alves. Ele morreu na ação.
Alves estava com o colega, sargento D’Almeida, fora do serviço militar. Os tiros que atingiram os dois policiais partiram da Polícia Militar e não tiveram relação com a campanha política, de acordo com a corporação.
O sargento D’Almeida foi socorrido e levado para o Hospital de Base de Itabuna, onde está internado. O estado de saúde dele é estável e não há o risco de morte.
Não há detalhes sobre o estado de saúde dos outros dois policiais que também ficaram feridos na ação. Eles não iriam trabalhar na campanha de ACM Neto.
A assessoria de campanha de ACM Neto cancelou a agenda da campanha nesta quarta. O candidato se solidarizou com os familiares do subtenente Alves e desejou recuperação ao sargento D’Almeida.