Estudantes indígenas foram impedidos de ir à escola, na última terça-feira (4), depois de o ônibus escolar não conseguir passar por uma ponte de madeira, que quebrou ao não suportar o peso do veículo. A situação prejudicou os alunos que seguiam para a Escola Indígena Tupinambá de Olivença.
O veículo seguia pela zona rural de Sapucaieira, distrito de Ilhéus, até que, ao passar pela ponte, um pedaço de madeira teria se soltado e atingido um dos pneus do veículo. Ninguém ficou ferido.
Alguns alunos desceram do coletivo e tentaram resolver a situação com o apoio de pessoas da região. Em um vídeo gravado no local, é possível observar que eles carregam um pedaço de madeira na tentativa de consertar a ponte para o veículo passar.
A ponte serve de acesso para estudantes e trabalhadores da zona rural que precisam se deslocar todos os dias.
Um morador da região registrou em vídeo a situação precária da ponte. Após o ocorrido, ele se uniu com outras pessoas da localidade para tentar consertar a passagem.
“A ponte está caindo e as madeiras todas podres. [As pessoas que passam pela ponte] estão correndo risco de vida e de um ônibus cair dentro e trazer transtornos piores”.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) afirma que, embora as manutenções da ponte não sejam de responsabilidade da secretaria, o setor de transporte solicitou providências para solucionar o problema com brevidade. Informações do G1.