Um homem, identificado por Ioney, viralizou na rede social na noite desta terça-feira, (11). O cidadão, integrante da campanha de Jair Bolsonaro (PL), removeu um integrante em um grupo no WhatsApp por ser apoiador da campanha de Lula (PT). A forma do bolsonarista de isolar a pessoa e impedir o diálogo gerou muitas críticas. O grupo era destinado à divulgação de notícias em Ilhéus e região.
Após remover o participante, Ioney enviou ao grupo um áudio “Boa noite. Este cidadão estava apoiando o governo de Lula e PT na Bahia, e eu não estou de acordo. Retirei ele do grupo. Me colocaram como um dos administradores do grupo, não achei certo e retirei ele.” Enfatizou.
Ressalta-se que a tolerância política é a expressão comportamental do acesso legalmente garantido a liberdade de opiniões, excluídas aquelas opiniões que pregam violência e afrontam a existência do regime democrático.
As atitudes e comportamentos intolerantes disseminados em grupos de whatsapp comprometem a extensão da liberdade democrática, em especial o direito de indivíduos e grupos de expor e debater publicamente suas ideias.
A intolerância seja de qualquer espécie, religião, raça, orientação sexual, política ou cor, todo tipo de preconceito deve ser combatido para, no futuro, haver uma sociedade mais igualitária e livre.
O momento exige que os candidatos à Presidência da República se unam em um apelo conjunto por paz e tolerância no 2° turno das eleições deste ano.