ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

EVENTO DISCUTE POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE CACAU EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO SUL DA BAHIA

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro o Centro de Pesquisas do Cacau receberá o Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Cacau, o SSAF-CACAU. Serão dois dias de diálogo e intercâmbio sobre tecnologias e sustentabilidade econômica, social e ambiental de sistemas agroflorestais com cacau. Espera-se promover um modelo de agricultura sustentável nos trópicos.

“O evento é uma oportunidade para demonstrar que a produção de cacau em Sistemas Agroflorestais é sustentável e baseada em ciência, promovendo renda ao cacauicultor e conservando o meio ambiente. Vamos reunir pesquisadores, produtores e empresas relacionadas ao processamento de cacau para discutir pontos estratégicos para o futuro da produção nacional de cacau usando SAF. Estamos ansiosos para este espaço de trocas!”, afirma Lucimara Chiari, Coordenadora Geral de Pesquisa e Inovação da CEPLAC.

O evento será presencial, no auditório do CEPEC/CEPLAC. Para quem não conseguiu se inscrever, todas as atividades serão transmitidas no site  www.agrocacau.com.  A programação contara com palestras que trazem experiências e resultados de pesquisa sobre as melhores práticas produtivas de cacau em consórcio com outros culturas. Serão discutidos tópicos como Pesquisa e Inovação, Viabilidade Econômica, Experiências e Práticas de Cultivo, Iniciativas e Assistência Técnica Rural. Além disso, serão promovidos espaços de debate sobre potenciais para a cultura do cacau. A programação completa pode ser conferida aqui.

Ao final do primeiro dia do evento será lançado o livro Cacau na Amazônia Brasileira: História, Genética, Melhoramento e Sistemas de Cultivo Sustentável, que traz uma revisão bibliográfica de centenas de artigos científicos, relatórios técnicos e documentos de circulação restrita. O livro foi editado por Caio Márcio Vasconcellos Cordeiro de Almeida e Manfred Willy Müller e conta com autoria de Fernando Antônio Teixeira Mendes, Fernando Luíz de Oliveira Corrêa, Paulo Gil Gonçalves de Matos e Paulo Sérgio Bevilaqua de Albuquerque.

O evento é realizado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF), e pelo projeto Produção Sustentável de Cacau por Sistemas Agroflorestais na Amazônia e na Mata Atlântica, uma parceria entre a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e a empresa Mondelez, no âmbito do programa develoPPP do Ministério da Cooperação da Alemanha (BMZ).

Apoiam o evento o Centro de Inovação do Cacau (CIC), Cocoa Action Brasil, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Estadual Santa Cruz (UESC), Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), Embrapa e Embrapa Amazônia Oriental, Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (FUNDAPAM), Instituto Arapyaú e Instituto Belterra.

Serviço

30/11, de 08 às 20h

01/12, 08h às 18h

Local: Auditório do CEPEC/CEPLAC – Rod. Jorge Amado, Km 22, Ilhéus – BA.

Mais informação em   https://www.agrocacau.com/

________

Programação

DIA 1 (30/11) – Da pesquisa à Inovação em SAF com Cacaueiro.

08:00h – 08:30h | Boas-vindas – café da manhã

08:30h – 09:00h | Mesa de abertura: Simpósio sobre sistemas agroflorestais com cacaueiro (SSAF-Cacau)

09:00h – 09:30h | Palestra de abertura – Sistemas agroflorestais com cacaueiro – Dr. Ivan Crespo – Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF).

 09:30h – 12:00h | Painel 01 – Pesquisa e inovação com SAF cacau.       

Palestra 01 – Estado da arte dos SAF com cacau no Brasil – Dr. Fernando Mendes (CEPLAC).

Palestra 02 – Projeto Renova Cacau e projeto SAF – Dr. Dário Ahnert e Dr. André Sousa (UESC).

Palestra 03 – Pagamento por Serviços Ambientais: Sistemas Agroflorestais de Cacaueiro na região da Transamazônica – PA – Prof. Dr. João Augusto Pereira Neto (UFPA).

Debate – Quais áreas de pesquisa sobre SAF cacau ainda precisam avançar? Como a academia pode contribuir? Moderadora: Dra. Jaqueline Dalla Rosa (UFSB).

12:00h – 14:00h | Almoço (almoço servido próximo ao local).

14:00h – 15:00h | Painel 02 – Viabilidade econômica de SAF com cacau

Palestra 01 – SAF Cacau – alinhando produtividade e sustentabilidade – Valmir Ortega (Belterra)

Palestra 02 – Viabilidade econômica de sistemas produtivos com cacau – Ricardo Gomes (Arapyaú)

Debate – SAF com cacau é viável economicamente? Quais elementos são importantes para dar viabilidade? Moderadora: Dra. Luciana Rocha (GIZ)

15:00h – 16:00h | Painel 03 – Informações espaciais sobre SAF com cacau

Palestra 01 – A expansão sustentável da lavoura do cacau (Theobroma cacao) no Pará e sua contribuição para recuperação de áreas degradadas e redução de queimadas – Dr. Adriano Venturieri (Embrapa)

Palestra 02 – Mapeamento de cacau sombreado e de pastagens com potencial para SAFs no Sul da Bahia – Dra. Marisa Fonseca (Mapbiomas)

Debate – Qual a importância do monitoramento remoto das áreas de SAF com cacau? Quais os desafios e oportunidades? Moderador: Dr. José Marques Pereira (CEPLAC)

16:00h – 16:20h | Chocolate e prosa.

16:20h – 17:20h | Painel 04 – Experiências práticas de cultivo de SAF com cacau.

Palestra 01 – Associação de mulheres produtoras de polpa de frutas (AMPPF) – Josefa Machado Neves

Palestra 02 – Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA) – Marcio Siqueira

Debate – Quais os desafios e oportunidades da diversificação na perspectiva do(a) produtor(a)? Moderador: Pedro Zanetti (GIZ)

17:20h – 18:20h | Painel 05 – Iniciativas de ATER na Bahia apoiando a expansão de SAF com cacau.

Palestra 01 – ATeG CACAU – Aloisio Junior (SENAR BA)

Palestra 02 – Cacau + – Leonardo Cardoso (CIAPRA)

Debate – Qual a importância da ATER para a expansão dos SAF com cacau? Quais os desafios e oportunidades? Moderador: Aldo Dias do Nascimento (CEPLAC)

18:20h – 18:40h  | Lançamento do Projeto: “Conservação da Mata Atlântica através do manejo sustentável das paisagens agroflorestais do cacau”.

18:40h – 19:00h | Encerramento do primeiro dia.

19:00h – 20:30h | Lançamento do livro: CACAU NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: História, Genética, Melhoramento e Sistemas de Cultivo Sustentável.

Editores Técnicos: Caio Márcio V. C. de Almeida e Manfred Willy Müller.

Editora: Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais.

Editora: Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais.

DIA 2 (01/12) – Fazendo acontecer: iniciativas com SAF cacau.

08:00h – 08:30h | Boas-vindas – café da manhã

08:30h – 10:30h | Painel 06 – Iniciativas no 3° setor.

Palestra 01 – Projeto Cacau Floresta – Martin Ewert (TNC).

Palestra 02 – Projeto Florestas de valor – Helene Menu (Imaflora).

Palestra 03 – RestaurAmazônia: restauração produtiva e inclusão na agricultura familiar – Mariana Pereira (Solidaridad).

Palestra 04 – Projeto SIAMA e o planejamento estratégico da Rede Agroflorestal do Sul da Bahia. – Luciane Chiodi Bachion (Agroicone).
Debate – Como o 3° setor pode contribuir para ganho de escala dos SAF com cacau? Quais os desafios e oportunidades? Moderador: Professor Ivan Crespo (SBSAF)

10:30h – 12:30h | Painel 07 – Perspectiva do Setor Privado.

Palestra 01 – Ações do CocoaAction no âmbito dos SAF com cacau no Brasil – Pedro Ronca (Cocoa Action).

Palestra 02 – A importância do SAF para a sustentabilidade da cadeia de suprimentos de cacau. – Anna Paula Losi (AIPC).

Palestra 03 – Interface entre qualidade e produção sustentável – Bruno de Araujo Lasevicius (Associação Bean to Bar).

Debate – Como o setor privado pode contribuir para ganho de escala dos SAF com cacau? Como valorizar a produção sustentável? Moderadora: Lucimara (CEPLAC).

12:30h – 14:00h | Almoço (almoço servido próximo ao local).

14:00h – 16:00h | Painel 08 – Comercialização – estratégias de acesso a mercados públicos e privados.       

Palestra 01 – Certificação, rastreabilidade e identificação geográfica – Cristiano Sant’Ana (IG Sul da Bahia).

Palestra 02 – Oportunidades nas compras institucionais (PNAE/PAB) – Tatiana Balzon (GIZ).

Palestra 03 – Oportunidades para exportação de cacau fino e chocolates – Sílvio Wellington Santos (APEX).

Palestra 04 – Central de cooperativas de cacau orgânico do Xingu (COOPTX) – Jedielcio de Jesus Oliveira (COOPTX).
Debate – Como a diversificação da produção em SAF com cacau contribui para aumento da renda da agricultura familiar? Quais os desafios e oportunidades? Moderador: Cristiano Vilela.

16:00h – 16:20h | Chocolate e prosa.

16:20h – 17:50h | Painel 09 – Políticas públicas e Financiamento/acesso a crédito.

Palestra 01 – PLANO ABC + – Fabiana Villa Alves (MAPA).

Palestra 02 – Créditos de Recebíveis do Agronegócio – CRA Verde –  Roberto Vilela (Taboa Fortalecimento Comunitário).

Palestra 03 – PRONAF Floresta – José Henrique da Silva (MAPA)

Debate –  Como o ABC + trabalha nos estados para atingimento das metas do plano? Como o plano ABC+ pode contribuir para a expansão da área de SAF com cacaueiro? Como o acesso ao crédito contribui para ganho de escala dos SAF com cacau? Quais os desafios e oportunidades? Moderadora: Suiá Rocha (CEPLAC)

17:50 h – 18:30h | Encerramento do evento.