Ilhéus é uma cidade imensa e também uma das mais populosas da Bahia. A questão que se coloca é como administrar uma cidade relativamente grande, populosa, diversa e desigual? Para isso, a primeira opção que se tem é buscar conhecer, da forma mais ampla possível, a cidade. Diante disso, um recurso indispensável é o censo demográfico, que leva à administração pública, por meio do recenseador, a visitar cada residência dos ilheenses e saber quantos nós somos e como vivemos!
Em Ilhéus, a pesquisa ainda não foi concluída. Apesar dos obstáculos, os atuais recenseadores continuam bravamente o serviço de coleta de dados do Censo Demográfico 2022. Ao longo da jornada, eles enfrentam muitas dificuldades, como atraso nos pagamentos da ajuda de locomoção, de bônus, ainda mais, as recusas repetitivas de moradores em alguns domicílios, bem como, dificuldade de acesso em algumas localidades.
O atual Censo teve início no dia 31 de julho. São 415 setores a serem visitados. Já foram concluídos 70,4%, pendente a ser concluído 27,2% e não iniciado 2,4%. Os recenseadores afirmam que todos os domicílios necessitam ser visitados sem distinção alguma.
Em contato com a redação do Site Ilhéus 24H, um grupo de recenseadores agradece o apoio da população pelo trabalho já consolidado e na oportunidade, pede a colaboração da comunidade local para recebê-los sem restrições.
“Tem moradores se negando a prestar informações, mas o sistema só entende que o serviço foi concluído no caso de 100% da coleta realizada”. Assim, a participação de todos garante a pesquisa concluída e, consequentemente o pagamento dos envolvidos no Censo, alerta o recenseador Thalles Adrian.
O que o município de Ilhéus ganhará com o Censo de 2022? São através da contagem populacional do Censo Demográfico que chegam melhorias na infraestrutura, saneamento básico, escolas, UPA, etc, acrescentou.