Na madrugada deste sábado (4), policiais da cia 68ª CIPM, durante rondas pela Avenida Ubaitaba, em Ilhéus, visualizaram três homens transportando materiais suspeitos. Ao proceder com a abordagem, foram encontrados com eles 50 kg de alho. Os policiais, ao indagar a origem da quantidade de alho, não souberam informar.
Após serem informados que seriam conduzidos à delegacia, confessaram o arrombamento e subtração do alho em um estabelecimento.
Com os homens, sendo dois de Ilhéus e um de Minas Gerais, foram apreendidos 50kg de alho e uma bicicleta.
Os materiais e os indivíduos foram conduzidos à delegacia. A vítima foi contatada e compareceu na delegacia para registro de um boletim de ocorrência.
Comerciantes e moradores estão sofrendo na pele a onda de arrombamentos e furtos na região. Foram registrados até o momento sete arrombamentos e furtos em comércio e patrimônio público nas últimas semanas e publicado pelo Ilhéus 24H. A população clama por uma medida de segurança urgente no município.
Cansados dessa situação, ilheenses enviaram uma carta com um pedido de socorro ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Confira abaixo:
“Nós, os cidadãos de bem, assistimos surpresos e apavorados ao que está acontecendo em nossa cidade, antes pacata e tranquila, agora invadida por um exército de marginais e um tsunami de violência.
Todos os dias, casas e estabelecimentos comerciais são arrombados e roubados. Em plena luz do dia, bandidos armados promovem arrastões e assaltos que, não raro, se transformam em latrocínios.
O pior, Governador, é que nada podemos fazer, senão implorar a sua ajuda! É ao estado da Bahia, que cabe promover a segurança pública, através do policiamento ostensivo e do combate ao crime.
Esta é uma obrigação do Governo; e na qual o Governo vem falhando lamentavelmente. Os casos de violência se sucedem; pais de família são assaltados e mortos, empresários e moradores vivem assustados.
Não podemos continuar assim, reféns do crime! Algo precisa ser feito, com urgência, e V.Exa. é a nossa única esperança. Ilhéus ajudou a elegê-lo, Governador; esta na hora de retribuir o nosso voto e a nossa confiança!
Não é o apenas o nosso patrimônio; não são apenas os nossos bens, que estão em risco. É a própria vida das pessoas e das famílias, que vivem em constante perigo, pela ação dos bandidos.
Socorro, Governador! Mostre a que veio e reforce a segurança pública de nossa cidade. Ilhéus inteira lhe agradece!”
Ilhéus, 5 de fevereiro de 2023.