Em um evento realizado nesta terça-feira (14) na cidade de Santo Amaro, na Bahia, o presidente Lula anunciou a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida. O programa criado em 2009 visa oferecer moradias dignas para famílias de baixa renda.
Na nova fase do programa, serão entregues 2.745 unidades habitacionais em nove municípios localizados em seis estados brasileiros. Dentre essas unidades habitacionais, 884 moradias serão entregues em Santo Amaro.
Além disso, o governo federal retomará a construção de 5.562 casas em cinco municípios, totalizando a garantia da continuidade ou retomada de obras de 186,7 mil moradias em todo o país.
O presidente Lula também anunciou a meta de contratar dois milhões de moradias até 2026, sendo que 50% das novas unidades contratadas serão destinadas à Faixa 1 do programa, que atende famílias com renda bruta de até R$ 2640 por mês. Essa faixa de renda não recebeu nenhuma unidade habitacional nos últimos quatro anos e até agora, o subsídio oferecido a essas famílias pode chegar até 90%.
Outra novidade da nova fase do Minha Casa, Minha Vida é a ampliação da inclusão da locação social, a possibilidade de aquisição de moradia urbana usada e a inclusão de famílias em situação de rua no programa.
Além disso, os empreendimentos estão sendo construídos mais próximos a comércios e serviços, visando proporcionar maior qualidade de vida às famílias contempladas.