A Bahia anunciou uma mudança na frequência da publicação dos boletins epidemiológicos da Covid-19 no estado. Devido ao cenário de estabilidade de casos confirmados, casos ativos e óbitos, os dados serão atualizados semanalmente, toda terça-feira. No entanto, essa mudança não afetará a vigilância à saúde no monitoramento da doença.
Os dados do último boletim divulgado referem-se à Semana Epidemiológica 6, de 5 a 11 de fevereiro de 2023. Nessa semana, foram registrados 1.653 casos de Covid-19, um aumento de 23,5% em relação à semana anterior. A média de casos ativos, no entanto, caiu 33,7% em comparação com a semana anterior, com 231 casos. Houve ainda o registro de 29 óbitos por Covid-19, e os dados ainda podem sofrer alterações.
Os dados são notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde. Além disso, 71.979 profissionais de saúde foram confirmados para Covid-19 na Bahia.
Quanto à vacinação, a Bahia já contabiliza mais de 11,7 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose, e mais de 10,9 milhões com a segunda dose ou dose única. Mais de 7,7 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço, e mais de 3,1 milhões já tomaram o segundo reforço.
No grupo de 5 a 11 anos, mais de 1 milhão de crianças receberam a primeira dose, e quase 750 mil receberam a segunda dose. No grupo de 3 a 4 anos, mais de 87 mil receberam a primeira dose e mais de 41 mil já tomaram a segunda dose. No grupo de 6 meses a 2 anos, mais de 14 mil receberam a primeira dose e mais de 4,5 mil já tomaram a segunda dose.
Porém, há ainda cerca de 6 milhões de pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto na Bahia. Do público-alvo de pessoas com 12 anos ou mais, mais de 1 milhão estão com a primeira dose em atraso, quase 930 mil estão com a segunda dose em atraso, mais de 2,8 milhões estão com a dose de reforço em atraso, e mais de 1,2 milhão estão com a segunda dose de reforço em atraso.