Um peixe-boi-marinho foi visto, nesta segunda-feira (27), nadando tranquilamente na praia de Ponta do Mutá, em Barra Grande. Neste último sábado (25), o animal foi avistado na boca da barra, em Ilhéus. (Veja aqui) Em contato com a redação do Site Ilhéus 24H, o projeto Amar confirmou que trata-se do mesmo peixe-boi. A aparição do animal também chamou a atenção de banhistas e curiosos, que registraram o momento.
O peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), também conhecido como manati, manatim-das-caraíbas, manatim, manaí e vaca-marinha, é uma espécie de peixe-boi da família dos triquecídeos que pode ser encontrada do litoral dos Estados Unidos até o Nordeste do Brasil. Tais animais chegam a medir até 4 metros de comprimento. É o mamífero aquático mais ameaçado no Brasil.
De acordo com o Projeto Baleias na Serra (PBS), este registro inédito é importante, porque atualmente a região não é mais área de ocorrência, sendo esta espécie ameaçada de extinção devido a diversas pressões antrópicas.
A espécie pode ser observada tanto no mar quanto nos rios e estuários. O PBS conta com a colaboração da população, que deve seguir as seguintes orientações.
– Se avistar esse animal não o alimente, não forneça água e não toque no animal;
– Este animal será monitorado e avaliado pelo Projeto Baleias da Serra juntamente com o Instituto de Mamíferos Aquáticos (IMA), integrante da Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (REMANE);
– Se avistar o animal ou qualquer mamífero aquático, entre em contato através dos telefones: (73) 99977-3948 (PBS) / (71) 99679-2383 (IMA), ou das redes sociais das instituições.
O Projeto Baleias na Serra é correalizado pelo Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia e pelo Laboratório de Ecologia Aplicada à Conservação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Confira o vídeo: