Os moradores do Pontal Park, empreendimento situado em Ilhéus, Bahia, enfrentam problemas com o fornecimento de energia elétrica desde a entrega das unidades. Segundo relatos de um dos moradores, que preferiu não se identificar, a situação se arrasta há meses, tendo outros problemas.
Segundo um morador, desde a entrega das chaves, em julho de 2022, a energia elétrica não é fornecida de forma individualizada. Houve um desligamento no fornecimento de energia, que não foi programado. Ainda segundo um dos condôminos o problema da energia é a ”cereja do bolo”.
Entre as principais queixas, estão problemas com a bomba d’água, que apresentou falhas com apenas 9 meses de uso, ocasionando a entrada de ar e comprometendo o abastecimento de água. Além disso, os moradores também relatam o retorno do esgoto no 1⁰ andar durante as chuvas, mau cheiro proveniente da estação de tratamento, infiltrações e rachaduras nos muros dos gardens.
O morador também relatou uma dificuldade em resolver essas questões com a SSN. “ A Construtora fica passiva e indiferente com essas reclamações. Muitas vezes empurra para a síndica resolver, como foi o caso da bomba dágua.”, disse.
Uma moradora afirmou em contato com o Ilhéus 24H, que a maioria dos problemas vividos diariamente pelos condôminos poderia ter sido evitada se as normas e procedimentos de segurança tivessem sido seguidos durante a construção do empreendimento.
Ela seguiu afirmando que, na entrega das chaves, o Habite-se já havia sido emitido, o que deveria assegurar que o imóvel estava apto a ser ocupado e que a edificação passou por todas as vistorias necessárias, respeitando as normas sanitárias, ambientais e estruturais.
No entanto, segundo a moradora, os problemas como a suspensão da energia elétrica, retorno de esgoto, áreas técnicas em desacordo com as normas de segurança, vagas de estacionamento com tamanho fora do padrão mínimo exigido pelo município e localização inadequada dos cilindros de gás, fizeram com que os moradores enfrentassem situações difíceis, incluindo o uso limitado das cozinhas durante três meses.
A ligação da subestação do condomínio à rede da COELBA também foi apontada como um problema, já que deveria ter sido realizada antes da emissão do Habite-se. Caso a concessionária se recusasse ou demorasse a realizar a ligação, a responsável pelo empreendimento poderia ter se valer de medidas judiciais sem expor os adquirentes a situações adversas.
O site Ilhéus 24H entrou em contato com representantes da empresa responsável pelo empreendimento Pontal Park, a SSN Incorporações e Empreendimentos LTDA, para esclarecer as informações veiculadas nas redes sociais sobre a suspensão de fornecimento de energia nas torres Bali e Taiti.
Por sua vez, a construtora apresentou uma nota de esclarecimento em que afirmou que o empreendimento foi entregue dentro do prazo contratual e que as instalações para ligação individualizada da energia estavam concluídas desde maio de 2022, sendo a partir daí a responsabilidade exclusiva da COELBA. A empresa ainda destacou que, mesmo não sendo de sua responsabilidade, arcou com o consumo de energia dos apartamentos até o dia 1º de março de 2023.
Segundo a construtora, a COELBA teria ligado a subestação da energia sem aviso, desligando a alimentação dos apartamentos, e alegou que os proprietários não solicitaram a ligação da energia individualizada com tempo suficiente para evitar a interrupção.
A nota da SSN Incorporações também destacou que a COELBA é a exclusiva responsável pelo atraso nas ligações de energia nos empreendimentos na Bahia, conforme nota publicada em 7 de fevereiro de 2023 no jornal A TARDE, pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA).
Segue a nota na íntegra:
”NOTA DE ESCLARECIMENTO
A SSN INCORPORAÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA, pessoa jurídica de direito privado, devidamente inscrita no CNPJ sob o nº 02.110.152/0001-72, em respeito aos nossos clientes e parceiros, vem, através desta apresentar alguns esclarecimentos a respeito de matéria divulgada sobre suspensão de fornecimento de energia no empreendimento Pontal Park (Torre Bali e Taiti), diante de matérias inverídicas divulgadas nas redes sociais. O empreendimento PONTAL PARK (1ª etapa constituído de três torres), como todos os erguidos pela empresa SSN INCORPORAÇÕES, foi entregue a todos os clientes dentro do prazo prometido contratualmente. Com relação ao fornecimento de energia, é importante ressaltar que desde 17/05/2022, portanto, antes da entrega das unidades prontas, as instalações para ligação individualizada da energia se encontravam concluídas. A partir daí, a responsabilidade passou a ser exclusiva da COELBA em realizar a ligação, fato que pode ser facilmente comprovado. Ocorre que a COELBA, sem avisar previamente aos proprietários e muito menos à SSN INCORPORAÇÕES, resolveu ligar a subestação da energia, desligando a alimentação dos apartamentos, cujo consumo até o dia 01/03/2023 era inteiramente arcado pela SSN INCORPORAÇÕES, apesar de não ser sua a responsabilidade da despesa do consumo. Fato outro que chama atenção é que a COELBA alega que os proprietários não solicitaram a ligação da energia individualizada (de cada apartamento) no tempo suficiente para não sofrer interrupção. Portanto, as notas publicadas não são verídicas, porque responsabiliza a construtora, sem qualquer respaldo para a afirmação veiculada, sendo que a COELBA é a exclusiva propulsora no atraso das ligações de energia nos empreendimentos na Bahia, conforme nota publicada em 07 de fevereiro de 2023 no jornal A TARDE, pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA). A SSN INCORPORAÇÕES preza pela boa qualidade, pelo cumprimento dos prazos, pela atenção após a entrega dos seus empreendimentos dentro da garantia e principalmente pelo atendimento ao cliente.
SSN INCORPORAÇÕES E EMPREENDIMENTOS LTDA CNPJ nº 02.110.152/0001-72”