Na última sexta-feira (10), o governador Jerônimo Rodrigues usou as redes sociais para comemorar o anúncio feito pelo governo federal do reajuste de 39% nos valores dos recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Este é o primeiro reajuste do programa desde 2017.
Em sua postagem, o governador escreveu que “o futuro é feito agora” e que “nas escolas da rede estadual da Bahia a alimentação de melhor qualidade já está garantida”. Ele também informou que, na Bahia, 100% do valor dos recursos vindos do PNAE serão utilizados na compra de itens alimentícios da agricultura familiar, um número maior que o exigido pelo programa, que é de no mínimo 30%.
Jerônimo destacou que em 2023, cinquenta milhões de reais serão usados na compra de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Desse total, trinta e cinco milhões vêm do governo do estado. Ele enfatizou que serão cinco mil toneladas de alimentos como arroz, feijão, farinha, flocão, aipim e polpa para os mais de trezentos mil alunos.
Essa medida representa um avanço na qualidade da alimentação escolar e na valorização da agricultura familiar, além de beneficiar os alunos da rede estadual de ensino da Bahia.