ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

HRCC REALIZA MOMENTO DE MUSICOTERAPIA PARA PACIENTES INTERNADOS NAS UTIs

Pertencente ao grupo de Prática Integrativas e Complementares (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS), a Musicoterapia tem objetivos terapêuticos relevantes no sentido de atender necessidades físicas, emocionais, mentais, espirituais, sociais e cognitivas do indivíduo ou do grupo, conforme descreve o Ministério da Saúde em seu site, sobre esse processo que classifica como facilitador e promotor da comunicação.

Diante desse entendimento, em reconhecimento ao importante efeito positivo da música para pacientes, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), viabilizou um momento de musicoterapia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), na última sexta-feira (10). Na ocasião, o músico Alexandre Chaves percorreu as áreas próximas aos leitos, tocando o suave som do saxofone.

O gerente de Enfermagem do HRCC, João Henrique Araújo Andrade, destacou o trabalho realizado como muito positivo. “Tivemos o prestígio de receber um saxofonista nesse momento de musicoterapia, com o objetivo de gerar bem-estar aos pacientes da UTI, que tem um perfil de pacientes graves. A música, sem dúvida, traz leveza, calma e paz. Esse é o nosso intuito maior: aliar a musicoterapia à melhora dos nossos pacientes”, declarou.

A psicóloga Katiussa de Magalhães, do HRCC, disse que a música além de humanizar, o som também emociona. “Sensibiliza e toca aos corações já tão fragilizados pela enfermidade e hospitalização, levando um toque mais leve de esperança e vida. A música através do saxofone faz bem, acalma e leva paz, não só aos pacientes, mas como também a toda equipe”, avaliou.

“Sem dúvida, momentos de alívio e conforto através da arte, em um ambiente que o som mais presente é de equipamentos apitando a todo instante, ouvir a música foi um alento a todos os nossos corações, inclusive dos pacientes intubados”, complementou.

Atendimento humanizado – Por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), muitos pacientes deixam seus agradecimentos pelos cuidados recebidos na unidade. Foi o caso de Ricardo Barros, que registrou ter recebido um ótimo atendimento. “Fiquei internado na UTI, fui bem atendido por todos. Queria destacar a excelência de todos os profissionais que me acompanharam e agradecer o atendimento maravilhoso dessa equipe do hospital”, escreveu.