ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ESTUDANTES DO CAMPUS ILHÉUS CONCORREM A 20ª EDIÇÃO DO PRÊMIO DESTAQUE NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO CNPQ

Os estudantes Helloisa Silva Santana e Ícaro dos Santos Laranjeiras, bolsistas de iniciação científica do campus Ilhéus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), estão concorrendo na 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A indicação foi feita pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) do IFBA pelo critério nota do relatório da pesquisa e relatório de projeto. Helloisa e Ícaro, bolsistas do campus Ilhéus foram indicados junto com mais sete colegas vinculados/as aos campi de Salvador, Simões Filho, Vitória da Conquista e Camaçari.

O projeto desenvolvido por Ícaro Laranjeiras com título Tempos-espaços de aprender nas AENPES: permanência de estudantes do Ensino Médio Integrado do IFBA, foi orientado pela Profa. Dra. Graziela Ninck Dias Menezes. O trabalho analisou como as propostas das Atividades Educacionais Não-presenciais Emergenciais – AENPES desenvolvidas no campus Ilhéus do IFBA colaborou com a permanência de estudantes no Ensino Médio Integrado.

A pesquisa identificou dois momentos distintos de ação pedagógica durante a AENPE. Inicialmente notou-se um cuidado para flexibilização dos tempos-espaços, preocupação com a inserção do protagonismo estudantil e docente enquanto parte do processo estrutural da proposta, revelando uma rearticulação do trabalho pedagógico. Apesar de destacar a necessidade de flexibilização dos tempos e espaços de aprendizagem e os efeitos positivos do momento inicial, a pesquisa observou que com a continuidade e prolongamento do trabalho remoto houve um declínio no fomento ao trabalho coletivo docente e uma condução que levou à passividade da comunidade discente na produção das atividades pedagógicas.

Para Ícaro, a pesquisa deixou em evidencia que quando a ação pedagógica assume caráter coletivo, fortalece a participação e protagonismo dos docentes e discentes. Assim, importância da rearticulação escolar afim de propor a construção de presenças afirmativas que integrem o/a estudante como parte fundamental e complexa das relações de ensino-aprendizagem.

O estudante, concluinte do Curso Técnico em Segurança do Trabalho Integrado ao Ensino Médio, foi recentemente aprovado na Universidade Federal do Sul da Bahia e cursará Políticas Públicas em sua graduação.

O projeto de Helloisa Silva Santana intitulado Gênero e patriarcado na obra São Bernardo de Graciliano Ramos foi orientado pela professora Celina Rosa dos Santos. Ao final do projeto, por motivos de saúde da professora, a orientação foi concluída pelo prof. Rodrigo Rizério Almeida e Pessoa. A pesquisa analisou as representações sociais das personagens femininas na obra literária, destacando de que modo os valores da sociedade patriarcal brasileira da década de 1930/1940 repercutem nas personagens femininas brancas e negras retratadas na obra. O romance tem como núcleo principal a relação da mulher branca Madalena com o seu marido Paulo Honório. Se, por um lado, devido ao relevo que a relação ganha no enredo, fica evidente todo o sofrimento de Madalena – o que culminou em sua morte –   ao mesmo tempo não passaram desapercebidas todas as opressões graves sofridas pelas mulheres negras, devido aos marcadores de cor/raça, gênero e classe social, colocando-as em uma posição subalternizada e sexualizada.

A aluna Helloisa Silva Santana atualmente cursa 4º ano do Curso Técnico em Segurança do Trabalho no campus Ilhéus e compõe o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro Indígena –NEABI.