O Campus Professor Soane Nazaré de Andrade, que abriga a Universidade Estadual (Uesc) no Sul e Extremo Sul da Bahia, completa 49 anos neste sábado (22). O Campus foi construído graças à doação de parte do terreno pelo agricultor Manuel Nabuco, do apoio financeiro da Ceplac e com dotações do Estado, através do extinto Instituto de Cacau da Bahia (ICB).
Hoje, a Uesc abriga cerca de 9.000 discentes, 800 professores e 400 servidores técnicos administrativos, oferecendo 34 cursos de graduação presencial e cinco cursos na modalidade ensino a distância, além de 50 cursos em nível de pós-graduação. A instituição é considerada uma das mais destacadas do Sul e Extremo Sul da Bahia.
O reitor da Uesc, professor Alessandro Fernandes de Santana, destaca que a instituição é um patrimônio da sociedade baiana e tem um papel muito maior do que somente entregar diplomas. Este Campus é lugar para transformar vidas, para transformar a sociedade. É uma Universidade da Mata Atlântica.
No Campus Soane Nazaré de Andrade, com suas alamedas arborizadas e jardins, é possível fazer um passeio pelo conhecimento começando pelo Edifício José Haroldo Castro Vieira, onde está a Reitoria, pró reitorias e serviços administrativos, além dos pavilhões Adonias Filho, Pedro Calmon, Jorge Amado, Waldir Pires, Max de Menezes, Júlio Cascardo, Evandro Sena Freire, Complexo de Laboratórios para as Ciências Exatas (CLCE), do Centro de Biotecnologia e Genética (CBG) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Bahia (Nepab), entre outros equipamentos.
Além de salas de aula, os prédios contam com dezenas de laboratórios, auditórios, departamentos, colegiados de cursos de graduação, pós-graduação e gabinetes de professores. Na área externa urbanizada, com mais de 50 mil m² de alamedas, acessos, iluminação em led, jardins bem cuidados e estacionamento, estão também o Centro de Arte e Cultura, onde estão a Biblioteca Central, Livraria e o Auditório principal, além da Base Ambiental do Ministério Público, o Restaurante Universitário, o Parque Desportivo e o Hospital Veterinário.
Para o reitor em exercício, professor Mauricio Santana Moreau, a Uesc transforma vidas e realidades. É por meio da educação que, aqui, tantas pessoas se formaram enquanto profissionais e cidadãos críticos e conscientes de seu papel social, especialmente em busca de um mundo mais justo e igualitário.