A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) emitiu nota de esclarecimento sobre a aplicação da Vacina Oral Poliomielite (VOP), que se encontra sem estoque na cidade. Conforme a Sesau, o fornecedor Fiocruz informou ao Ministério da Saúde (MS) a dificuldade na produção da bisnaga que acondiciona a vacina e, portanto, as entregas previstas para o ano de 2022 foram reprogramadas para 2023.
A suspensão aconteceu devido à falta de insumo por parte do laboratório produtor. Por conta disso, o MS realizou a aquisição da vacina através do Instituto Serum, mediante apresentação de 20 doses (frasco com adaptador conta-gotas). As novas doses da vacina chegaram ao Brasil na primeira quinzena de abril e já foram liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Os lotes passarão pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). A Prefeitura de Ilhéus aguarda que o abastecimento seja regularizado pelo Ministério da Saúde e, posteriormente, as doses sejam distribuídas aos estados e municípios.