Um relatório divulgado pela 68ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) revelou uma redução de 50% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em comparação ao mesmo período do ano passado. O CVLI é um indicador que engloba crimes como homicídio doloso, latrocínio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e outros delitos resultantes em óbito.
Para realizar a apresentação e análise desses dados, foram consideradas as delimitações geográficas dos Municípios, das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) e das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP).
Além disso, optou-se por utilizar os limites geográficos dos Territórios de Identidade (TI), possibilitando a comparação desses dados com outras variáveis e indicadores no âmbito da administração pública estadual.
As informações contidas neste documento seguem uma metodologia estatística rigorosa, sendo produzidas por meio de softwares de análise estatística e geoprocessamento.
As fontes dos dados são diversas, provenientes de plataformas como o Sistema de Gerenciamento Estatístico (SGE/SSP/PCBA), o Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial (SIGIP), o sistema de boletins informativos da Superintendência de Telecomunicações da Secretaria da Segurança Pública (Stelecom).
Além disso, relatórios do Serviço de Investigação de Local de Crime do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (SILC/DHPP) e do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) também são utilizados como fontes de dados. Essa abrangência e diversidade de fontes garantem a confiabilidade e a precisão dos resultados apresentados.