Nesta terça-feira (06), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, gerou polêmica ao fazer uma postagem em sua conta oficial no Instagram, anunciando que o comércio local abrirá normalmente no dia 8 de junho, quinta-feira. A data em que é celebrado o feriado religioso de Corpus Christi.
A publicação encorajava os moradores a valorizarem as lojas da região e aproveitarem a ocasião para realizar suas compras. O post gerou uma enxurrada de comentários por parte dos moradores de Ilhéus, expressando sua indignação e criticando a atitude da CDL. Um dos comentários destacados dizia: “Vocês deveriam respeitar o catolicismo, sempre foi e sempre será feriado de Corpus Christi, vergonha isso que estão fazendo.”
O dia de Corpus Christi não é feriado nacional e só é considerado feriado em alguns estados e municípios onde a folga é determinada por lei. Em São Paulo, por exemplo, é feriado municipal. Bancos não funcionam.
A CDL divulgou uma nota, onde afirma ter realizado uma pesquisa, nas quais 60% das respostas, indicavam a abertura do comércio. A instituição ainda reiterou ser facultativa, a adesão ou não, ao feriado, e que ficou decidido, que lojas as que aderirem, abram até as 13h.
Vale ressaltar que a abertura do comércio durante feriados religiosos não é uma prática incomum em diversas cidades, onde a necessidade de movimentar a economia, muitas vezes, pode prevalecer sobre questões culturais e religiosas.
Confira a postagem abaixo:
Ver essa foto no Instagram