ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

EMBASA ADOTA MEDIDAS PARA GARANTIR O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO SÃO JOÃO

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), por meio da Unidade Regional de Itabuna (USI), adotou uma série de medidas para garantir o pleno abastecimento nas cidades do sul do estado mais procuradas durante os festejos juninos. A chamada Operação São João envolve medidas que vão desde o incremento da produção de água, equipamentos reserva, disponibilidade de geradores para o caso de falta prolongada de energia, até o aumento das horas de operação de alguns sistemas e equipes de plantão.

O gerente da Unidade Regional de Itabuna (USI) da Embasa, Felipe Madureira, observa que a maior preocupação é com Ibicuí, que tem 16 mil habitantes, e uma estimativa de receber 45 mil visitantes no período do São João. As ações preventivas, porém, também garantem a tranquilidade de outras cidades, a exemplo de Itapé, Ubaitaba, Ibirapitanga, Floresta Azul, Coaraci, Almadina, Camamu e Firmino Alves. O objetivo é possibilitar a segurança operacional em todas as etapas, desde a captação e tratamento até a distribuição de água ao consumidor final. Além disso, os mananciais estão com um bom volume de água após as chuvas ocorridas na região sul nos últimos meses.

INVESTIMENTOS – Em Ibicuí, o município mais procurado no São João, a embasa investiu, desde 2020, quase R$ 300 mil em obras de melhoria do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) local. A construção do barramento em concreto armado na captação de água no rio Lontra, concluída em 2021, possibilita a acumulação segura de água durante todo o ano, inclusive durante os festejos juninos. A instalação de um booster permitiu atender os bairros El Dourado e Roça Comunitária, localizadas na parte alta da sede municipal. E a parte operacional foi sensivelmente melhorada com a substituição da rede de distribuição de 60mm e a transferência de 170 ramais prediais, o que contribuiu ainda para a redução das perdas de água.

Água Doce, um dos distritos de Ibicuí, foi beneficiado com as obras de ampliação e melhorias da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Floresta Azul, que atende ainda a Santa Cruz da Vitória, Ponto do Astério e Firmino Alves. Para atender aos 1600 habitantes de Água Doce foi implantada uma adutora de água tratada (AAT) com 10,5 quilômetros de extensão. O investimento total na obra do SIAA Floresta Azul foi de R$ 2,1 milhões, oriundos do Funcep e recursos próprios da Embasa.

PREVENÇÃO – Desde julho do ano passado, 2022, Ibicuí é uma das 14 cidades do sul do estado a ter um hidrante instalado pela Embasa, por meio da Unidade Regional de Itabuna (USI). A ação preventiva é resultado de uma solicitação do comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Manfredo Santana, para quem o equipamento é “crucial no combate a incêndios”. O 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros está sediado em Itabuna, mas atua em 27 municípios da região cacaueira. Segundo Santana a iniciativa “faz do sul do estado seja referência para toda a Bahia”.

As cidades que dispõem de hidrantes em pleno funcionamento são Almadina, Buerarema, CoaraciIbirapitanga, Itapitanga, Ubaitaba, Floresta Azul, Ibicuí, Itaju do Colônia, Firmino Alves, São José da Vitória, Santa Luzia, Itapé e Aurelino Leal. Ilhéus, maior município atendido pela Embasa na região sul, já conta com uma rede de hidrantes.

ENERGIA – Também a Coelba foi comunicada para providências no reforço ao atendimento no período junino em relação a ocorrências de falta de energia, pois a demora no restabelecimento da energia afeta o abastecimento de água. Em Ibicuí, caso necessário, uma empresa contratada poderá instalar geradores nas áreas de captação e da Estação de Tratamento de Água.

NEGOCIAÇÃO – O atendimento para a regularização dos débitos por meio da negociação facilitada, pode ser feita no escritório local de cada cidade e é ampliada com a divulgação dos canais de atendimento da Embasa. Todos os serviços, inclusive segunda via da conta, religação e outros podem ser feitos, atualmente, no ambiente virtual. Para isso, basta o cliente ligar para o 0800 0555 175, disponível 24 horas, WhatsApp (71) 99717-0999, além da agência virtual da Embasa no site www.embasa.ba.gov.br

RESERVATÓRIO – O gerente da USI, Felipe Madureira ressalta a necessidade do uso consciente da água para evitar o desperdício e também alerta para a necessidade de os imóveis terem reservatórios adequados à necessidade dos moradores, pois é comum a superlotação durante o São João. Principalmente em cidades como Ibicuí, onde a população é triplicada e os imóveis ocupados por grupos de turistas. A instalação de um reservatório (ou caixa d’água) garante a regularidade do abastecimento nos imóveis. O equipamento é fundamental para que, em casos de interrupção no fornecimento de água, o imóvel permaneça abastecido enquanto o problema é solucionado.

A resolução 005/2019 da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) diz que é dever do usuário dispor de reservação domiciliar dimensionada para atender ao consumo diário dos ocupantes do imóvel por um período mínimo de 24 horas, garantindo a disponibilidade de água no imóvel nestes momentos de queda de pressão ou manutenção na rede distribuidora. A média de consumo diário prevista para cada morador estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 110 litros diários por habitante.

REDUÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA

Veja algumas dicas:

·      Usar a toalha de banho de banho mais de uma vez ajuda a economizar água

·      No banho, ao passar xampu e sabonete, feche sempre o chuveiro

·      Mantenha a torneira fechada quando passar sabão ou escovar os dentes

·      Ao usar a máquina de lavar, acumule o máximo de roupas para lavar tudo de uma só vez

·      Se vai lavar o carro, use um balde, nunca a mangueira

·      Para molhar as plantas, use um regador e reutilize água sempre que possível