Com quatro medalhas olímpicas, Isaquias Queiroz, natural de Ubaitaba, será a grande estrela do Brasil no Campeonato Mundial de Canoagem, que acontece na Alemanha, de quarta (23) a domingo (27). A disputa marca o retorna do atleta, após um 2022 vitorioso, além da volta dele ao lugar onde, há 10 anos, faturou o primeiro dos seus 7 títulos mundiais.
Além dele, sob o comando do técnico Lauro de Souza Jr., outros quatro atletas representarão a Bahia na competição, que distribui vagas em Paris 2024. Entre as mulheres, Valdenice Conceição tem um bronza no Pan-Americano de 2015 e Andrea Santos, um ouro em Copa do Mundo.
Filipe Vieira, conterrâneo de Isaquias, é outro nome que espera voltar da Europa com uma medalha no peito. Ele foi recentemente campeão no Mundial sub-23, em julho, na Itália. Além dele, outro representante masculino é Jacky Godmann, que, apesar do nome, também é baiano, nascido no Quilombo de Porto de Trás, em Itacaré, e representará o Brasil numa competição deste nível pela primeira vez. A competição será transmitida pelo SporTV. Com informações do Alô Alô Bahia.