O Fórum das Doze (ADs, DCEs e AFUSC/SINTEST), que representa os servidores, docentes e estudantes das universidades estaduais baianas, aprovou a indicação de paralisação para o próximo dia 09, quarta-feira. A data marca o Dia Estadual de Luta por 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para o setor.
O grupo se reuniu no início da semana para deliberar sobre a data, que será referendada em assembleias nas universidades. Na UESC, a assembleia será às 14h30min desta quinta (03).
Até a próxima semana, os segmentos farão mobilizações para chamar atenção para a “precarização das UEBA”, que, segundo a Associação dos Docentes da UESC, “vem se ampliando ano a ano, pois os números absolutos que apontam o aumento no montante destinado as universidades não representam a demanda gerada com a criação de novos cursos (graduação e pós-graduação), nem do crescimento na produção e difusão dos projetos de pesquisa e extensão realizados nas instituições”.
Somado a isso, destaca a Adusc, a arbitrariedade do Governo que, apesar de aprovar o orçamento anual das universidades, não faz o repasse devidamente, atrasando o pagamento de bolsitas, terceirizados e fornecedores, além do recente corte de gastos determinado.
Em reunião realizada com diretores de departamento e a Assessoria de Planejamento da UESC, no dia 16 de Setembro ultimo, a Reitora Adélia Pinheiro informou que até aquela data as dividas da universidade já chegavam a 7 milhões de reais.
Atualizado às 09h51min: Segundo o presidente do sindicato dos funcionários da UESC, Orson Galvão, a paralisação da próxima quarta-feira não terá a adesão dos servidores administrativos.