Duas cidades baianas, Salvador e Vitória da Conquista, dão o bom exemplo em cuidados com o saneamento básico no Brasil.
Mais do que dar bom exemplo, elas estão no topo do ranking de melhores cidades do Nordeste neste setor de serviço, segundo divulgou ontem o “Instituto Trata Brasil”, com dados do “Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico” para 2011.
Além do Nordeste, na lista dos serviços de saneamento para as cem maiores cidades do país, Salvador é a 34ª no geral e a sétima entre as capitais. Conquista, com mais de 310 mil habitantes, é a 36ª no país e a primeira do interior da Bahia.
As duas cidades baianas superam em nível nacional o Rio de Janeiro, que está na 57ª posição e também Aracaju, na 68ª posição; Recife, a 69ª colocada, e Manaus, que está na 72ª posição.
Outra surpresa é o balneário paulista Guarujá, considerado referência para o Jet-set brasileiro que ficou na 44ª posição. As três piores capitais são Porto Velho, em 95º lugar, Belém em 96º, e Macapá, em 98º Ananindeua, no Pará, que tem quase 500 mil habitantes, é a pior cidade entre as 100 maiores.
O ranking de serviços de saneamento inclui itens como atendimento total de abastecimento de água, atendimento de esgoto, nota para investimentos no setor, faturamento do serviço, e número de novas ligações, entre outros dados.
O “Instituto Trata Brasil” é classificado como “Organização da Sociedade Civil de Interesse Público”, mais conhecida pela sigla OSCIP. Ele foi criado para coordenar uma mobilização nacional para melhorar o serviço de saneamento no país.