O portal Ilhéus 24h vem a público emitir uma nota de repúdio contra as infundadas acusações feitas pelo site Ilhéus Eventos, que questionaram a integridade jornalística de nossa cobertura da convenção de Valderico Jr. (União Brasil), realizada no último sábado (03).
Na ocasião, o ex-prefeito Jabes Ribeiro, presidente estadual do PP, foi convidado a se pronunciar pelo locutor Renatinho, mas recusou-se inicialmente, criando um clima de desconforto. Ao finalmente tomar a palavra, cometeu um erro ao referir-se ao ex-secretário municipal de Saúde de Ilhéus, André Cesário, como “André Resende”. A convenção foi integralmente gravada, o que comprova a veracidade de nossos relatos.
Ilhéus Eventos publicou uma matéria afirmando que nossos relatos, assim como os do Blog do Gusmão, eram falsos e geradores de conflitos e, em seguida, veiculou matéria se contradizendo. Ressaltamos que tais alegações são infundadas e violam o princípio da ética jornalística. Este é o segundo episódio em que Ilhéus Eventos infringe esse princípio, tendo anteriormente reproduzido textos do Ilhéus 24h sem a devida creditação (confira aqui).
Nosso trabalho segue rigorosamente os preceitos jornalísticos de apuração e transparência. A integridade das informações é prioridade e nos posicionamos contra qualquer tentativa de disseminação de fake news. A disseminação de informações falsas prejudica não só a reputação dos veículos de comunicação envolvidos, mas também o direito do público a uma informação precisa e confiável.
O Ilhéus 24h tomará as devidas providências legais em relação às acusações do Ilhéus Eventos e à utilização indevida de nossas imagens. Continuaremos a exercer nosso papel informativo com responsabilidade, respeito aos fatos e compromisso com a verdade.
Nos solidarizamos com o Blog do Gusmão, veículo sério, independente e com lastro no cenário sul-baiano, que igualmente foi alvo de acusações infundadas.