Uma ação conjunta realizada em Ilhéus, nesta quarta-feira (21), envolvendo o Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA) e a Vigilância Sanitária, teve como objetivo fiscalizar farmácias comunitárias irregulares e identificar infrações sanitárias. Durante a operação, sete estabelecimentos foram inspecionados, resultando na interdição de três deles.
Nos casos mais graves, em dois estabelecimentos, os armários de medicamentos controlados foram lacrados, pois os medicamentos estavam sendo comercializados sem a presença de um farmacêutico ou sem a devida autorização da Vigilância Sanitária Municipal. Outras infrações encontradas incluíram a venda de medicamentos vencidos, armazenamento inadequado de produtos, e a ausência de certidões e alvarás de funcionamento válidos. Em um dos estabelecimentos, as condições sanitárias eram tão precárias que foram encontradas fezes de roedores no local de armazenamento dos medicamentos.
Participaram da ação pelo CRF-BA o presidente, Dr. Mário Martinelli, o coordenador da Fiscalização, Dr. Anderson Almeida, e as farmacêuticas fiscais Dra. Cristianne Mediana, Dra. Moazélia Roliher, Dra. Marcele Magalhães e Dra. Larissa Santana. O Dr. Mário Martinelli destacou a importância da atuação conjunta e agradeceu à Vigilância Sanitária de Ilhéus pelo apoio, ressaltando o compromisso de continuar combatendo irregularidades para garantir a saúde e segurança da população.