ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ESTADO DE GREVE NA UESC: DOCENTES APROVAM MEDIDA E AGUARDAM NOVAS NEGOCIAÇÕES

Nesta segunda-feira (16), durante assembleia, a Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (ADUSC) aprovou o Estado de Greve. A decisão estabelece um prazo para a possível deflagração de uma greve oficial, dependendo dos resultados das próximas negociações com o Governo do Estado.

A ADUSC se reunirá com representantes do governo nesta quinta-feira (19) para discutir a nova proposta apresentada. Na segunda-feira seguinte, dia 23, os docentes se encontrarão novamente para avaliar a proposta e decidir sobre a deflagração de greve imediata, se necessário.

Para entender melhor a situação, a reportagem do site Ilhéus 24h conversou com a professora Dra. Eliana Cristina Paula Tenório de Albuquerque, ex-vice-presidente da ADUSC e docente do curso de Comunicação Social da UESC.

Professora, qual é a importância da aprovação do Estado de Greve neste momento para a categoria docente da UESC?

“O estado de greve é uma decisão política da categoria que, com isso, está dizendo ao governo qual o seu limite de paciência. O limite é quinta feira próxima, dia 19, quando haverá reunião para o governo apresentar sua proposta. Neste dia, ou caminhamos para o acordo ou para a greve, a depender da proposta. A decisão está na mão do governo.”

Os estudantes têm expressado preocupações sobre a indefinição da greve e o prolongamento das negociações. Como a categoria está lidando com essa situação e com a pressão para uma decisão mais imediata?

“A demora sobre definir greve, é justamente porque os professores tem responsabilidade. Não podemos entrar em greve, que é uma última medida, sem esgotar as possibilidades de negociação. Essas possibilidades serão esgotadas dia 19, com a contraproposta a ser apresentada pelo governo à nossa proposta salarial. Vamos aguardar até quinta. Se não avançarem, provavelmente entramos em greve.”

A decisão a ser tomada nas próximas reuniões será fundamental para as negociações e suas repercussões nas atividades acadêmicas da universidade. O Ilhéus 24h seguirá acompanhando e trará mais informações em breve.