O candidato a prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, participou do abraço simbólico ao antigo colégio General Osório, realizado nesta sexta-feira (20). A iniciativa da Coligação Ilhéus da Renovação Competente denunciou o abandono do prédio e reforçou a cobrança pela sua reabertura. Junto à candidata a vice Wanessa Gedeon, Valderico assumiu o compromisso de valorizar a cultura e zelar pela preservação do patrimônio histórico ilheense:
“Só hoje, ouvi quatro pedidos para que eu tomasse conta do General Osório. Esse será um compromisso nosso. Resgatar nossa história e zelar pela cultura de Ilhéus”, disse.
O Grupo Escolar General Osório foi a primeira escola pública do município, inaugurada em 1915. Em 2002, se tornou biblioteca e arquivo público, servindo como um excelente equipamento histórico à população. O professor Josevandro Nascimento, candidato a vereador, falou sobre a situação do prédio:
“A partir de 1º janeiro de 2025, com Valderico Junior prefeito dessa cidade, vamos resgatar as nossas tradições culturais, principalmente em relação a esse colégio, cuja última reforma foi feita no governo de Jabes Ribeiro, e de lá para cá, encontra-se nesse total estado de descaso e abandono”.
O abraço também contou com as presenças de Jabes Ribeiro, Cacá Colchões e demais candidatos a vereadores da coligação e líderes políticos.