ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

GAP INTENSIFICA AÇÕES PARA CONTER O AVANÇO DE BARONESAS NO RIO CACHOEIRA E EVITAR DANOS NA CIDADE DE ILHÉUS

Há uma semana o Grupo de Amigos da Praia (GAP) está realizando ações diárias no Rio Cachoeira para conter a proliferação de baronesas e evitar que essas plantas aquáticas avancem para o litoral de Ilhéus. Utilizando ecobarreiras para contê-las, o GAP já retirou mais de 6 toneladas dessas plantas, conhecidas como macrófitas, que, em ambientes com excesso de matéria orgânica, se multiplicam rapidamente e podem causar sérios impactos ao chegar às praias.

Em 2022, o GAP, em parceria com o coletivo Preserva Ilhéus, entrou com uma Ação Civil Pública solicitando que o município de Itabuna assuma sua responsabilidade no manejo adequado das macrófitas quando elas ficarem presas nas pontes, impedindo que sejam empurradas rio abaixo. O GAP destaca que é essencial que todos os municípios também assumam sua responsabilidade sobre o problema das baronesas, colaborando para uma solução conjunta e sustentável.

“A gente sabe que as macrófitas não são um problema em si, mas quando estão em um ambiente com muita matéria orgânica elas se proliferam desenfreadamente, chegando até as praias e causando muitos danos ambientais,” comenta Poliana Vargens, presidente do GAP.

O GAP espera que a ação gere visibilidade para o problema e impulsione discussões sobre soluções definitivas, promovendo tanto a proteção dos ecossistemas locais quanto a preservação do setor turístico e econômico de Ilhéus que são prejudicados com a chegada das macrófitas na cidade.