A iniciativa literária em questão é de autoria do Adido Cultural e Jornalista Alderacy Pereira da Silva Júnior
A Casa Ouro Preto Ateliê Residência, que funciona na cidade de Ilhéus, Bahia, criou o Curso homônimo. Essa nova deferência ao intelectual, babalorixá e poeta integra às celebrações dos 30 anos, neste 2024, da trajetória exitosa do Adido Cultural, Jornalista literário e Professor Alderacy Pereira da Silva, destaque para oficina de escrita, projeto de documentário e promoção de autores nacionais. O curso Ruy do Carmo Póvoas será ministrado na Academia de Letras de Ilhéus, rua Antônio Lavigne de Lemos, Centro, de Ilhéus, no dia 19 de novembro nos turnos da manhã (9h às 11h30) e tarde (13h30 às 16h).
No percurso dessa carreira, o Jornalista Alderacy Pereira enxergou na vida e obra do nosso Ruy Póvoas material altamente merecedor de estudo, destaque e divulgação. Sendo assim, conforme ele mesmo esclarece, foi inicialmente rebatizada a biblioteca da Casa Ouro Preto, de Ilhéus (BA) e, agora, o Curso Ruy do Carmo Póvoas, que na primeira edição terá dois módulos: Africanidades em prosa, verso e imagem e Ruy Póvoas/Ajalá Deré na sala de aula.
Ainda em conformidade com o autor e ministrante do Curso, o primeiro módulo abordará as temáticas: biografia do grande homenageado, Africanidade e a relação dessa com a prosa, o verso e a ilustração de Ruy Póvoas nos seus livros solos e/ou organizados. Já o segundo módulo, compreendendo que o escritor em destaque é um sacerdote da religião de matriz africana no terreiro Ilê Axé Ijexá Oxalá Olufon, de Itabuna (BA) e conhecido pelos povos de santo e simpatizantes pelos nomes de Ajalá Deré e Katulembá, traz essa distinção à proposta do Curso, com a intenção abordar possibilidade de mediações literárias à sala de aula e outros espaços de leitura a partir da rica e diversificada Coleção Ruy do Carmo Póvoas.
Quem é o intelectual e escriba Ruy do Carmo Póvoas (1943)?
Ilheense, radicado na cidade vizinha de Itabuna, pai de santo e fundador do terreiro de candomblé onde é o líder do Ilê Axé Ijexá Oxalá Olufon (1975). Criou também os exitosos Kàwé e Laboratório de Redação, no Campus Soane Nazaré de Andrade da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É membro das confrarias literárias, Academia de Letras de Ilhéus (ALI) e Academia de Letras de Itabuna (ALITA).
Foi merecedor destas deferências, além de outras:
– Doutor Honoris Causa pela UESC, instituição de ensino superior da qual foi professor, leitor crítico da Revista Especiaria, pesquisador, autor de livro premiado com selo editorial Editus, coordenador do Kàwé e Laboratório de Redação e editor das publicações do Caderno Kàwé, Revista Kàwé e Revista Kàwé Pesquisa;
– Curso Ruy do Carmo Póvoas, como iniciativa da Casa Ouro Preto (2024).
Até este 2024, os textos de Ruy Póvoas foram publicados por 6 selos editoriais – PRACE/CEPLAC, José Olympio, EGBAL, Editus, Editus Digital e Via Litterarum. Vale destacar que por meio da Editus Digital, os livros de Ruy Póvoas estão disponibilizados gratuitamente.
São23 o total de obras de Ruy Póvoas/Ajalá Deré/Katulembá, dentre elas, A linguagem do candomblé, Mejigã e o contexto da escravidão, A fala do santo, Da porteira para fora, Perfis da resistência, O risco e o laço e Outros dizeres.
SERVIÇO:
Sob a chancela de instituições, empresas e projetos diversos, o Curso Ruy do Carmo Póvoas entregará à cada inscrito o Certificado de Participação com a carga horária de 10 horas emitido pela Casa Ouro Preto e com a identificação nominal dos parceiros e apoiadores envolvidos, e um dos livros do múltiplo Ruy Póvoas.
Também, na ocasião, será possível adquirir outros títulos com preço especial. Investimento: 50 reais.
Chave-pix celular 31 9 2001 2869
Para mais informações e envio do comprovante: WhatsApp 31 9 2001 2869 e/ou E-mail [email protected]