Onde está Vitor? É a pergunta que familiares e amigos de Vitor Azevedo Santos, de 18 anos, se fazem desde o último dia 29 de novembro, quando ele desapareceu após visitar a namorada em Sambaituba, na zona rural de Ilhéus (relembre aqui). A comunidade da Vila Juerana, tomada pela angústia, realizou um protesto nesta sexta-feira (8) bloqueando a BA-001, que liga Ilhéus a Itacaré.
O ato teve início por volta das 5h30, com manifestantes utilizando madeiras, pneus e outros objetos para interditar a rodovia. A paralisação gerou um extenso congestionamento em ambos os sentidos, afetando o tráfego na principal ligação terrestre entre as cidades. A pista foi liberada somente às 9h10 (relembre aqui).
Vitor desapareceu na sexta-feira da semana passada, após sair da casa da namorada. Ele havia feito o trajeto a cavalo, mas, desde então, não há sinal dele ou do animal. A Vila Juerana, onde ocorreram os protestos, está localizada no km 10 da BA-001, no distrito de Aritaguá, próximo ao local do desaparecimento.
A situação traz à tona outro caso ainda sem solução. Alan Nascimento, de 15 anos, desapareceu em julho enquanto andava de bicicleta na mesma rodovia, no bairro São Domingos, a cerca de 10 km da Juerana. Cinco meses depois, não há pistas sobre seu paradeiro (relembre aqui).
Os dois desaparecimentos, envolvendo jovens da mesma região, deixaram a população inquieta e reforçaram a necessidade de uma resposta das autoridades. Famílias e moradores cobram ações efetivas para solucionar os casos e garantir segurança na BA-001.