Três policiais militares foram presos nesta terça-feira (17) em operações realizadas nas cidades de Jequié, no sudoeste da Bahia, e Ilhéus, no sul do estado. Os agentes são investigados por suspeitas de invadir residências, executar pessoas rendidas e manipular cenas de crimes.
De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a operação também cumpriu mandados de busca e apreensão contra outros cinco militares, incluindo no município de Lafaiete Coutinho.
Entre os presos, dois foram flagrados com drogas, um em Jequié e outro em Ilhéus. Durante as ações, foram apreendidos armas, munições, drogas, dinheiro, celulares e outros objetos de interesse para as investigações.
Os casos estão relacionados a mortes inicialmente registradas como decorrentes de intervenção policial em Jequié, mas que, segundo o MP-BA, apresentam indícios de homicídios praticados por policiais. As investigações apontam práticas como invasão de domicílios e alterações nas cenas dos crimes.
As operações “Anunciação”, “Faxina” e “Choque de Ordem” foram realizadas em conjunto pelo MP-BA e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar e outras forças investigativas.
Jequié, segundo o Anuário de 2024 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, lidera o ranking nacional de letalidade policial, com 74 mortes por intervenção policial em 2023, representando mais da metade dos registros do município. Informações: G1