ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ADÉLIA PINHEIRO DESTACA POLÍTICAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DURANTE ABERTURA DA JORNADA PEDAGÓGICA EM ILHÉUS

Foto: Felipe Castro.

Com o tema “Educação sustentável, inovadora e que cuida das aprendizagens”, evento reúne mais de 400 profissionais da Rede Estadual

A professora, médica e ex-reitora da UESC, Adélia Pinheiro, foi convidada para a abertura da Jornada Pedagógica 2025 da Rede Estadual em Ilhéus. O evento, que tem como tema “Educação sustentável, inovadora e que cuida das aprendizagens”, acontece ao longo de hoje (3), no Centro de Convenções da cidade.

A jornada capacita mais de 400 gestores, professores e demais trabalhadores das escolas e apresenta as diretrizes pedagógicas para o ano letivo de 2025. Os cerca de 8.000 estudantes matriculados nas escolas estaduais do município retornam às aulas na próxima segunda-feira (10). Desses, 1.022 estudam nas 10 escolas indígenas, localizadas nas aldeias Tupinambás.

“A Rede Estadual de Educação da Bahia, viva e potente, é alicerçada em políticas públicas que reconhecem a educação como eixo central para avançarmos em justiça social, democracia e prosperidade”, destacou Adélia Pinheiro. “Temos o privilégio de contar com gestores, professores e trabalhadores comprometidos, formando um conjunto que colhe resultados cada vez mais expressivos”, explica. Adélia já atuou como secretária estadual de Educação, Saúde e Ciência, Tecnologia e Inovação.

A diretora do Núcleo Territorial de Educação 5, Larissa Melo, ressaltou os frutos do trabalho dos profissionais da Secretaria Estadual de Educação em Ilhéus. “Tivemos mais de 50 estudantes com nota acima de 800 na redação do Enem (cuja pontuação máxima é 1.000). Esse resultado reflete a potência de nossos alunos e o esforço coletivo de toda a comunidade escolar, incluindo porteiros, equipe do restaurante, administrativo, gestores, coordenadores pedagógicos e professores”.

As jornadas pedagógicas estão sendo realizadas simultaneamente em todos os municípios da Bahia. Na abertura dos eventos, foi exibido um vídeo com uma mensagem da secretária estadual de Educação da Bahia, Rowenna Brito.

Integração e fortalecimento da rede – Além de ser um momento de aprendizado e alinhamento de estratégias, a Jornada Pedagógica representa um espaço importante para a integração entre os profissionais da educação. “Minha experiência na Rede Estadual de Ilhéus me permite acolher os colegas (professores, gestores e demais trabalhadores) neste início do ano letivo de 2025”, afirmou Cleuza Pinto, diretora do Colégio Estadual do Salobrinho.

O diretor do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira (CEEPAMEV), Jorgenei Argolo, enfatizou a importância da relação entre escola, alunos e famílias. “Baseados no cotidiano dos estudantes, conseguimos dar identidade à escola, fortalecer os laços com as famílias e trabalhar a sustentabilidade como um princípio educativo”, destacou.