ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS REABRIU TRABALHOS COM POSSE DA NOVA DIRETORIA

 

A Academia de Letras de Ilhéus (ALI) retomou oficialmente seus trabalhos acadêmicos em uma sessão solene realizada na última quinta-feira (14), data em que a instituição completou 66 anos de fundação. O evento, realizado às 19h, contou com a posse da nova diretoria para o biênio 2025-2026, que tem à frente o professor Josevandro Raymundo Ferreira Nascimento como presidente.

Mestre em Direito Público e advogado criminalista, Josevandro é um nome reconhecido no meio acadêmico e jurídico. Criador do curso de Direito da Faculdade Madre Thaís (FMT), ele também atua como palestrante em congressos da área e é autor de livros jurídicos. Além de ocupar a cadeira número 14 da ALI, ele integra a Academia de Letras Jurídicas de Itabuna e Ilhéus e a Academia Brasileira Rotária de Letras da Bahia.

A nova diretoria contou ainda com os seguintes integrantes:

  • Luh Oliveira (vice-presidente);
  • Maria Schaun (secretária-geral);
  • Jane Hilda Badaró (1ª secretária);
  • Maria Luiza Nora de Andrade (2ª secretária);
  • Maria Luiza Heine (1ª tesoureira);
  • Vercil Rodrigues (2º tesoureiro);
  • Fabrício Brandão (diretor da revista);
  • Pawlo Cidade (diretor da biblioteca).

A Comissão de Contas foi composta por Ruy do Carmo Póvoas, Efson Lima e Ramayana Vargens.

Finalizando seu segundo mandato como presidente da ALI, o escritor Pawlo Cidade destacou os avanços obtidos ao longo de sua gestão. Segundo ele, a Academia promoveu diversas atividades acadêmicas e reforçou a importância do livro como “gênero de primeira necessidade”, incentivando a leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e interpretativo.

A programação da cerimônia incluiu o lançamento da Revista Estante nº 2 e do livro Celebrações a Sapho Musa de Ilhéus (Centenário 1924-2024). Além disso, um dos momentos mais aguardados da noite foi a homenagem ao poeta Castro Alves, patrono da ALI, conduzida pelo presidente da Academia de Letras da Bahia, Aleilton Fonseca.

Com uma nova diretoria e eventos literários relevantes, a Academia de Letras de Ilhéus reafirmou seu compromisso com a cultura e a valorização da literatura na região.