Em virtude da volta das chuvas, a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) está monitorando os pontos da cidade que apresentam riscos de novas ocorrências. Após solicitar que a população se mantenha em estado de alerta, o coordenador de Defesa Civil, Ednaldo Azevedo, lembra que o site Climatempo prevê para esta sexta-feira, dia 20, cerca de 20 milímetros de chuva e para sábado, dia 21, aproximadamente 49 milímetros, índices muito acima do que normalmente são registrados no período de 48 horas.
Depois das chuvas que incidiram sobre o município durante a madrugada desta sexta-feira (20), Ednaldo Azevedo informa que apenas duas ocorrências foram notificadas: o alagamento de uma casa no Nelson Costa e um deslizamento de terra no alto do Amparo.
“Ainda no início da manhã, enviamos dois técnicos para essas localidades e verificamos que no caso da Nelson Costa foi um problema de gotejamento pelo telhado. No alto do Amparo, os moradores de duas residências foram notificados para deixar o local, em razão de haver risco de desabamentos”, completa o coordenador.
Azevedo afirma que a Defesa Civil segue adotando uma série de ações preventivas com a finalidade de reduzir o risco de novas ocorrências.
“Além de alertarmos a população para a possibilidade de novas chuvas, também continuamos realizando visitas técnicas às localidades que apresentam situações de risco”, enfatiza.
Segundo o coordenador, outra ação preventiva consiste no reforço da colocação de lonas plásticas nas encostas dos morros com o objetivo de diminuir a permeabilidade do solo.
“Esse trabalho, que impede que os terrenos fiquem encharcados, já foi realizado nos altos do CSU, Socorro e Coqueiro”, completa, salientando que o mesmo serviço deve ser feito no alto do Amparo e numa encosta da avenida Princesa Isabel.