O que não faltam são motivos para protestar. Enquanto uns vão às ruas com cartazes contra a copa do mundo (?), cariocas protestam contra o preço abusivo da cerveja no Rio de Janeiro. O suco de trigo, nas famosas praias fluminenses, podem chegar a dez reais.
Segundo o jornal O Globo, grupos de amigos se organizam pelas redes sociais para marcar os “isoporzaços”. Pela definição de algumas convocações, seria um “evento etílico-político contra a ganância dos bares”.
Com o lema “Queremos Heineken a R$ 3!”, os organizadores do “isoporzaço” na Praça São Salvador, em Laranjeiras, pedem para os participantes levarem a sua própria bebida. Marcado para a próxima quinta-feira, dia 30, o evento já tinha quase mil pessoas confirmadas até a tarde desta terça-feira.
– Confirmei e convidei vários outros amigos que moram nas redondezas. Frequento a praça e acho abusivos os aumentos sazonais que rolam – diz a publicitária Luciana Cruz. – Acho válido esse tipo de posicionamento. É um jeito de expressar a nossa indignação de maneira leve e humorada, bem ao estilo carioca.
O evento, segundo o jornal, serão realizados na Praia do Leme, às 19h, e na Praça Saiqui, em Vila Valqueire, às 21h. Em Niterói, dois eventos estão marcados para o sábado, às 20h. Um na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, e o outro no Jardim Icaraí.