Como se já não bastassem os lamentáveis casos de postos de saúde fechados, escolas municipais com condições precárias de funcionamento, com alunos obrigados a uma dieta à base de rosquinha e suco diariamente na merenda, ruas e avenidas esburacadas e lixo acumulado em vários bairros, mais um episódio ajuda a explicitar que o desgoverno fincou bandeira em definitivo na administração da prefeitura de Ilhéus.
Trata-se da situação de abandono do Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus (CCZ), situado no bairro Teotônio Vilela. Um local que teoricamente teria como função, prevenir e controlar as zoonoses (como raiva e o calazar, além da dengue e doença de chagas), desenvolver sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica, além de controlar a população de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e cinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros), infelizmente é exemplo vivo do descaso e do abandono administrativo.
Segundo matéria publicada no site “Só em Ilhéus”, assinada pelo repórter Coutinho Neto, o CCZ local está há meses sem nenhuma condição de funcionamento, com instalações precárias, veículos quebrados, falta de medicamentos e ausência de fiscalização nas ruas.
De acordo com a denúncia, animais de pequeno e grande portes presentes lá, estão abandonados, sujeito à maus tratos e colocando a saúde da população em risco, ante a possibilidade de transmissão de doenças.
O site ainda denuncia que o atual diretor do CCZ de Ilhéus está sendo obrigado a comprar os medicamentos veterinários com recursos próprios.
O espaço está aberto para que os responsáveis se manifestem.