Em reunião realizada na manhã dessa quarta-feira (16), o Conselho de Alimentação Escolar do Município de Ilhéus (CAE), rejeitou, através de votação, as prestações de contas da prefeitura. Foram cinco votos contrários e apenas dois favoráveis.
Há alguns meses, após visitas ao Tribunal de Contas do Município (TCM), os vereadores ilheenses Alisson Mendonça (PT) e Lukas Paiva (PMN), descobriram algumas aberrações em relação à compras da merenda escolar no município. Por exemplo: Compra de quantidade absurda de sal e frango, descumprimento das exigências nutricionais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sendo servido apenas rosquinha e suco nas escolas, alimento estragando, dentre outros absurdos.
O vereador Alisson afirma que, segundo os números colhidos no TCM, foram gastos com a aquisição da merenda escolar, exatos R$ 1.783.000,00 (um milhão, setecentos e oitenta e três mil reais).
Com isso, segundo o vereador, para dar conta de tanta “merenda”, uma criança teria que comer a cada 20 minutos, um quilo de frango e dois de biscoito, por todos os dias do ano letivo.
Outra aberração foi a constatação da aquisição de 19 mil litros de iogurte, sendo que a secretaria municipal de Educação não possui locais adequados para os seus armazenamentos.
Confiram, clicando nos links, outras matérias onde as estranhezas envolvendo a merenda escolar em Ilhéus foram abordadas: