ILHÉUS 24H :: Porque a notícia não para. Porque a notícia não para

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PESCA DE ILHÉUS DESENVOLVE PROJETOS

A secretaria de Agricultura e Pesca de Ilhéus (Seap) tem buscado a parceria com instituições financeiras e governamentais para implantar em Ilhéus ações desenvolvidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e o Peixe Fácil. Criada em 2013, a Seap tem como finalidade promover políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico das atividades agrícolas e pesqueira e também trabalha para proporcionar assistência técnica e de extensão rural aos profissionais do setor.
Ainda, em parceria com a Cargill e a secretaria municipal de Educação, a Seap participa da execução do Programa “De Grão em Grão”. A finalidade do trabalho é transmitir conceitos sobre a agricultura familiar e alimento seguro aos estudantes. O Programa aborda, sempre de maneira pedagógica, conceitos que vão desde aspectos de higienização de alimentos até a pós-colheita de legumes e verduras e cultivos em hortas.
Atualmente, 15 escolas são favorecidas pelo Programa: Couto, Santo Antônio, Olivença, Sambaituba, Novo Ilhéus, Caic, Centro Educativo Fé e Alegria, Iguape, Nelson Oliveira, Heitor Dias, Vovô   Isaac, Paulo Freire, Banco do Pedro, Pequeno Davi e Osvaldo Ramos.
Valores sociais – Funcionando atualmente nas dependências do Terminal Pesqueiro Público de Ilhéus (TPPI), a secretaria articula a promoção do desenvolvimento agropesqueiro sustentável, visando garantir a manutenção dos valores sociais, produtivos e culturais dos pescadores e agricultores. Após destacar a importância do diálogo permanente com diversos órgãos e entidades municipais, estaduais e federais, para a consolidação de parcerias que contribuam para o incremento da pesca e da agricultura no município, o secretário Sebastião Vivas informa que os projetos trabalhados atualmente contam com recursos dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e de Desenvolvimento Social (MDS) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A proposta do PAA é comprar o excedente da produção gerada pelos agricultores e pescadores do município para favorecer as populações que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional. “Este trabalho, que beneficia creches, asilos e casas de recuperação, é realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza”, diz o Secretário.
A geração de renda também conta com o projeto “Peixe Fácil”, que tanto pode favorecer a sede quanto a zona rural de Ilhéus. “Com a utilização de 200 alevinos de tilápia, esta iniciativa prevê a criação de peixes em tanques modulares a partir de 1000 litros. Nas próximas semanas, inclusive, estaremos levando o projeto piloto para as localidades de São José, Santo Antônio e Rio do Engenho”, explica Sebastião Vivas, salientando que os recursos podem ser bancados pelos próprios pescadores e agricultores ou serem financiados pelos Banco do Brasil e do Nordeste.
Habitação – A Secretaria de Agricultura e Pesca de Ilhéus está desenvolvendo atividades para a implantação do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Ministério das Cidades. Tendo como objetivo diminuir o déficit habitacional no campo, o PNHR é um componente do Programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com Vivas, já existem lotes em fase de aprovação pela Caixa Econômica. “Inicialmente, deveremos ter 100 unidades, que beneficiarão comunidades de Itariri, Sambaituba e Vila Campinhos”, adianta ele.